PIPOCANDO IDEIAS - Ciência, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos

  • Author
  • BERENICE DE FREITAS DINIZ
  • Co-authors
  • Andreia Luciane Sol Souza , Cibele Lima dos Santos , Laura Magalhães Rocha e Silva , Mariana Cristina Silva Santos , Tiago Filizzola Lima
  • Abstract
  • Trata-se de relato de experiência de oficina realizada na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida no Centro de Referência da Juventude em Belo Horizonte/MG, entre os dias 17 e 18 de outubro de 2023. Os organizadores da oficina são membros de dois grupos de pesquisas “Saúde, Educação e Cidadania” e de Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento” do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas e contou com a colaboração das Estucadoras Pares do projeto Prep 15 19 (escolhas) sítio Belo Horizonte. O objetivo foi de promover discussões sobre os temas ciência, saúde, cidadania e direitos humanos. A oficina foi realizada com  adolescentes, de 13 a 15 anos, do ensino fundamental e médio de escolas públicas que visitaram o espaço onde aconteceram as atividades da SNCT. A organização da oficina se deu com discussões sobre uma iniciativa baseada na metodologia “Café da Equidade” e “World Café”, essa metodologia convida cada participante a aproveitar a oportunidade para enriquecer-se com a experiência dos demais. A partir da adaptação dessa metodologia, foi criada a oficina “Pipocando Ideias – Ciência, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos”. Foram três disparadores no total, destinados a orientar três rodadas para cada grupo de estudantes que chegasse para participar. Os disparadores buscaram fomentar discussões grupais sobre a relação entre saúde e meio ambiente, entre saúde, sexualidade e educação e, por fim, os impactos da mineração na saúde. Os grupos, formados por no máximo cinco estudantes, tinham oito minutos para discutirem sobre a temática e registrarem seus apontamentos em papéis craft fixados na parede. Nesse momento, foi incentivado que os/as alunos/as usassem a criatividade para se expressarem com desenhos, palavras e frases. As discussões eram facilitadas por integrantes dos grupos de pesquisa que permaneciam no grupo durante todas as rodadas. Ao final de cada rodada de discussão, era emitido um som de milho de pipoca estourando, esse era o sinal para que houvesse uma rotação dos grupos nos disparadores, um convite para “pipocar novas ideias”. Ao proporcionar a oportunidade para que as pessoas se movam entre os disparadores, diferentes rodadas de diálogo, ideias, perguntas e temas começam a se conectar. A partir do disparador sobre a relação entre saúde e meio ambiente, os/as alunos/as estabeleceram associações entre a importância da preservação do meio ambiente para a prevenção de doenças, principalmente as transmitidas por vetores. Além disso, alguns estudantes apontaram para a responsabilidade compartilhada entre o Estado, a sociedade e as empresas na preservação ambiental. Para o disparador relacionado aos impactos da mineração na saúde, os/as alunos/as foram capazes de correlacionar as implicações dos crimes ambientais, ocorridos nos últimos anos no estado de Minas Gerais, na saúde humana, animal e ambiental.

    Diante deste relato, ressalta-se que foi possível verificar que a proposta da oficina promoveu a ideia de desenhar e escrever como um ato de liberdade na exposição e concepções sobre as temáticas propostas, se comparada à ideia de se expressarem oralmente, além de proporcionar a reflexão sobre a saúde, cidadania e direitos.

     

     

  • Keywords
  • saúde, educação, direitos humanos, cidadania, ciência, tecnologia
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back