Apresentação:
A Biópsia oral é um procedimento cirúrgico que exige habilidade do cirurgião-dentista e, para contribuir nesse processo, foi promovida uma intervenção educacional para treinamento teórico-prático para o diagnóstico do câncer bucal por biópsias, por um grupo de cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas unidades de saúde de um município do Estado do Espírito Santo.
O objetivo foi aplicar metodologias pedagógicas ativas como e estratégias de ensino e aprendizagem para incentivar os profissionais a aprenderem a partir da problematização de casos reais e de suas vivências práticas.
Desenvolvimento:
Atentos aos fatores impeditivos e dificultadores do acesso ao diagnóstico e prevenção do câncer oral em seus territórios, um grupo de cirurgiões-dentistas que atua nas unidades de saúde da família (USF) de um município do Espírito Santo, que participam da capacitação e aperfeiçoamento em Odontologia em Saúde da Família e Comunidade do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI) percebeu a necessidade de estabelecer prioridades para o câncer de boca no cotidiano laboral e o provimento de dentistas capacitados em diagnósticos e biópsias orais nas USF.
Para a intervenção educacional, foi desenvolvido um curso teórico-prático, utilizando a proposta pedagógica das metodologias ativas de ensino e aprendizagem com um supervisor docente-assistencial do ICEPi para os encontros remotos semanais e presenciais mensais, com atendimentos ombro a ombro dos pacientes, pelos profissionais e supervisor, colocando em prática anamnese, investigação, propedêutica clínica e diagnóstico bucomaxilofacial, com coletas de biópsias orais e proposição de tratamentos das lesões benignas.
Os dentistas foram capacitados, da mesma forma, para o preenchimento de encaminhamentos histopatológicos, prescrições, abordagens dos fatores de risco para câncer oral, encaminhamentos, conhecimento da rede oncológica e reflexão das práticas em equipe.
Esta intervenção se justificou pelas dificuldades de acesso dos usuários e das grandes distâncias dos centros diagnósticos do Estado, solucionáveis pela capacitação dos profissionais de saúde bucal nos seus próprios locais de atuação, o que pode trazer benefícios aos usuários, gestão e celeridade nos diagnósticos e tratamentos.
Resultados:
Os resultados demonstraram que foi possível desenvolver uma metodologia pedagógica ativa adequada para o estabelecimento de estratégias de ensino e aprendizagem que incentivasse os profissionais a aprenderem pelo insumo da prática e problematizações, de forma autônoma e participativa, a partir de casos reais e vivências de biópsias orais.
A capacitação contribuiu para a estruturação dos serviços e políticas públicas de saúde bucal do município, beneficiando os profissionais, gestores e população, com garantias de acesso rápido à prevenção, diagnóstico, longitudinalidade e continuidade de cuidados do câncer bucal.
Os dentistas manifestaram entusiasmo com a capacitação e se sentiram capazes de executar os procedimentos de biópsias orais nas suas unidades de saúde e assimilaram o trabalho em rede de serviços, preenchimentos de guias do material coletado, encaminhamentos, laudos, prescrições, abordagens para os fatores de risco para câncer oral, além de reflexão das atividades práticas realizadas.
Considerações finais:
Considera-se, portanto, que as metodologias ativas de ensino e aprendizagem podem ser meios adequados no processo de educação permanente dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e comunidade.