O presente trabalho apresenta reflexões a partir dos processos formativos com diferentes profissionais que integraram os encontros da Escola Geringonça, ação do Projeto Geringonça [Pedagogias da Diferença. Ecologias da Vida] vinculado à Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), que emerge de questionamentos sobre tópicos fundamentais relacionados a uma educação não discriminatória. A Escola Geringonça surge a partir das nossas inquietudes em relação às nossas escolas e questões problemáticas como: desinformação, preconceitos, desigualdades, discriminações e violências. Concebida com a visão de acolher a diversidade de pessoas, essa iniciativa se destaca por sua abordagem abrangente e longitudinal das complexidades da escola, porém, comprometida com a promoção da equidade e inclusão. Na busca por uma educação verdadeiramente inclusiva, pretendeu-se discutir tópicos relacionados a uma educação não discriminatória e um fazer pedagógico acolhedor e questionador sobre temas como: desinformação, fake news, o ódio à diferença, o racismo, o capacitismo, a homofobia, a misoginia etc. Por meio de encontros formativos, proporcionamos um espaço de diálogo e reflexão, reunindo colaboradores convidados. Durante 14 encontros, desenvolvidos ao longo do ano de 2023, planejados e amplamente divulgados à comunidade, esses colaboradores compartilharam seus conhecimentos, pesquisas e problematizações para a construção de uma educação inclusiva e equitativa. Para isso, buscamos vozes diversas e reconhecidas por seus saberes em temas cruciais para educação. Destacamos os questionamentos realizados por participantes em nossos diálogos sobre a escola contemporânea acerca do aumento da medicalização da infância, frisando a importância de um acompanhamento acolhedor e multidisciplinar. Ademais, enfatizamos a necessidade de estabelecer uma comunicação próxima e empática entre a escola, profissionais e famílias, pautada na compreensão mútua, no cuidado atencioso às necessidades e possíveis sofrimentos, para garantir a proteção de crianças e adolescentes. Em muitas ocasiões, a escola é a primeira instituição a observar que crianças apresentam alterações comportamentais, dificuldades de aprendizagem e desafios na interação social. Nesse sentido, torna-se imprescindível a comunicação efetiva com a coordenação, orientação escolar e com o profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para o compartilhamento dessas observações com os responsáveis e a implementação de uma rede de apoio para criança e família, visando um acompanhamento integral. Como equipe responsável pelo projeto, pensamos na jornada que vivenciamos até o momento, de muita escuta sobre diferentes realidades escolares da região central do Rio Grande do Sul. Os encontros geraram diversas produções como um podcast nomeado Podcast Geringonça, podendo ser conferido em plataformas de streaming de áudio e um e-book intitulado Escola Geringonça: encontros formativos para uma educação não discriminatória e organizado pela equipe, colaboradores e inscritos. O resultado foi uma experiência enriquecedora, que nos inspirou a continuar promovendo a mudança e o avanço da educação inclusiva em nossa comunidade. Tornar a FACED/UFRGS um espaço disponível para a comunidade faz com que possamos ocupar nossos espaços de direito, a partir de uma educação pública e acessível e acolhedora. Ao promover o diálogo e a reflexão sobre temas fundamentais, essa iniciativa visa não apenas transformar as práticas pedagógicas, mas também inspirar uma mudança cultural mais ampla, rumo a uma sociedade mais equitativa.