Apresentação: A educação médica continuada consiste em atividades educativas que possuem como intuito manter, desenvolver e aprimorar conhecimentos teóricos, habilidades técnicas além das relações interpessoais e o desempenho profissional que os médicos utilizam para proporcionar serviços aos pacientes. A Federação Internacional de Associação de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) trata-se de uma organização estudantil cuja missão é reunir e capacitar estudantes de medicina para debater, atuar e liderar iniciativas acerca de prevenção e promoção à saúde, qualificada e equânime, segundo os Direitos Humanos. O comitê local da IFMSA Brazil vinculado ao curso de Medicina do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Paulo Afonso, situado no norte do estado da Bahia, surge com a missão de trazer tais ideais para a realidade local. Relatar as experiências de educação continuada vividas pelos estudantes de medicina, membros do IFMSA Brazil Paulo Afonso, situado no norte do estado da Bahia, desde o ano de 2022, é o objetivo deste resumo. Descrição da experiência: As atividades de educação continuada foram realizadas sobre as temáticas: Aleitamento materno, primeiros socorros e autoconhecimento do ciclo menstrual. Em parceria com um serviço hospitalar no município de Paulo Afonso - Bahia, foi realizada, no dia 12 de agosto de 2022, a atividade denominada “AleitaMãe”. A atividade foi realizada por sete estudantes vinculados ao comitê e por uma docente da área de Nutrição. Tendo em vista os inúmeros benefícios relacionados ao aleitamento materno, as mães, os acompanhantes e os profissionais de saúde presentes no momento foram orientados sobre a importância dessa prática e quais as técnicas adequadas, buscando o conforto tanto para o bebê, quanto para a mãe e também sobre a necessidade do apoio às puérperas nestes momentos. Para haver segurança quanto às informações transmitidas e às técnicas repassadas, os membros do comitê que participaram da atividade foram capacitados por uma profissional especialista na área, que também participou da ação no hospital. Participaram da atividade 12 puérperas e uma gestante, 11 acompanhantes, entre eles pais, avós e amigas. Também estavam presentes uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e um auxiliar de serviço geral. A segunda atividade, “SOS - O que você precisa saber sobre primeiros socorros, acidentes domésticos e afogamentos”, objetivou a promoção do conhecimento dos estudantes de medicina da UNIVASF campus Paulo Afonso, sobre prevenção e manejo de acidentes, afogamento e primeiros socorros. Essa atividade foi realizada em parceria com o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militares, no dia 19 de agosto de 2022. Tratou-se de um espaço teórico-prático de aprendizagem de técnicas de primeiros socorros, de atendimento pré-hospitalar e de emergência ao trauma e da atuação do SAMU e do Corpo de Bombeiros Militar em situações de urgência e emergência. Dois profissionais facilitadores, representando as instituições, se fizeram presente na atividade juntamente com os oito membros do comitê responsáveis pela atividade. Os participantes da atividade foram 21 discentes do curso de Medicina, de diferentes períodos. A ação denominada “Autoconhecimento do ciclo feminino” foi realizada em dois momentos, um no dia 11 de março e outro no dia 18 de março de 2022, em uma escola estadual do município de Paulo Afonso, e contou com a participação de 76 alunas do Ensino Médio. A atividade abordou temas como ciclo menstrual e sua fisiologia, mitos e verdades a respeito do assunto, com objetivo de orientar alunas, adolescentes com idades entre 13 a 18 anos, acerca do autoconhecimento, bem como propor meios para lidar e compreender o ciclo natural. Para tanto, houve uma capacitação prévia dos sete coordenadores locais responsáveis pela realização da ação, por meio de uma parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIAGO) da UNIVASF, abordando os tópicos de ciclo menstrual fisiológico e patológico.
Resultados: Buscou-se, por meio dessas atividades, proporcionar uma educação continuada aos estudantes, visando aprimorar ou introduzir assuntos e habilidades necessárias para a formação médica. As capacitações aplicadas anteriormente às ações fazem com que os estudantes sintam maior segurança ao explanar sobre o tema e como agir para conseguir impactar o maior número de pessoas, contribuindo para a construção de conhecimentos, especialmente em temas que tragam resultados significativos e que levem o público-alvo a se tornar protagonista ativo no aprendizado recém-adquirido. Dessa forma, essa troca de informações e aprendizados, por meio das explicações, dúvidas e questionamentos, permite compreender possíveis lacunas existentes e ajudar a preenchê-las. Além disso, os estudantes conseguem exercer habilidades importantes, também conhecidas como soft skills, necessárias para a aplicação de ações em educação em saúde, como a proatividade, o espírito de liderança, a oratória e compreender a existência de diferentes contextos sociais. A partir disso, nas três atividades realizadas, foi possível aferir o conhecimento antes e depois da ação, por meio da aplicação de questões para os envolvidos nas atividades acerca das temáticas apresentadas. Assim, os discentes de Medicina conseguem promover iniciativas úteis ao repassar esse conhecimento para outras pessoas, auxiliando na melhoria das habilidades como educadores de saúde em formação, divulgando informações científicas em que nem sempre são acessíveis a quem está fora do mundo acadêmico. Por um lado, os aprendizados advindos da formação continuada são observados pelo aumento da assertividade dessas perguntas, nos testes realizados pré e pós-eventos, o que demonstra um entendimento e aprofundamento de tais temáticas por parte dos estudantes. Contudo, existem algumas limitações, como o conflito de agendas com os profissionais especializados, problemas infraestruturais, como conexão de internet, quando essas capacitações ocorrem de forma online, e condicionais externas, relacionados aos serviços que recebem as ações. Considerações finais: As capacitações permitem, aos estudantes membros do comitê, o entendimento de forma mais aprofundada em determinados temas e habilita o indivíduo a pensar em novas formas de apresentar o assunto com o uso de ferramentas mais didáticas e acessíveis, o que facilita a construção do conhecimento. As formações continuadas auxiliam na maior efetividade das ações nos públicos-alvo e permitem o fortalecimento de habilidades fundamentais para as práticas profissionais ao vivenciar experiências em diferentes contextos, conforme as diversas subjetividades. Essas atividades, por vezes, encontram a limitação na disponibilidade de horário dos membros do comitê, que apresentam diferentes demandas acadêmicas. Como perspectivas futuras estão o estabelecimento e fortalecimento de parcerias com outras instituições de ensino superior, a fim de ampliar a variedade de capacitações.