Apresentação
Trata-se do relato de uma experiência de extensão envolvendo duas turmas do segundo semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC). A atividade foi direcionada a crianças de 5 a 11 anos e aconteceu em maio de 2022, na Escola de Ensino Fundamental Antônio Sales, em Fortaleza/CE.
A ação teve por propósito atender demanda compartilhada pela direção e corpo docente da escola, relativa à necessidade de processos de aproximação entre as crianças, que tinham sido afastadas do convívio escolar durante todo o período da pandemia de covid-19. Dessa maneira, a equipe educadora da FAMED/UFC avaliou que facilitar processos de interação entre as crianças poderia contribuir para fortalecer o vínculo entre elas mesmas e entre elas e os atores da escola e, consequentemente, colaborar para o desenvolvimento delas e de processos de socialização mais saudáveis.
O objetivo da equipe foi proporcionar aos estudantes de Medicina uma experiência de contato com a comunidade escolar, com enfoque na saúde mental, e ao mesmo tempo estimular a cooperação entre as crianças do Ensino Fundamental. A proposta foi estimular a reflexão acerca da importância de um contato mais próximo dos acadêmicos de Medicina com a comunidade, possibilitando um exercício prático das habilidades de comunicação e contato com os determinantes sociais de saúde, que influenciam o bem-estar pleno das famílias. Em paralelo a atividade objetivou atender uma necessidade de aproximar as crianças, fomentando companheirismo e amizade, tendo em vista o longo período de convivência individualizada imposto pela pandemia.
Desenvolvimento
A atividade envolveu dezoito estudantes de Medicina. Os estudantes realizaram brincadeiras interativas com 221 crianças da EEF Antônio Sales, divididas em nove turmas, no turno da manhã. Cada dupla de estudantes FAMED ficou responsável por uma turma. As atividades tiveram por objetivo estimular a cooperação e amizade entre as crianças; variaram entre brincadeiras; jogos; músicas; desenhos e contação de histórias. As professoras de cada turma também participaram, apoiando os estudantes. A equipe educadora formada por uma professora, duas mestrandas em Saúde Pública e dois monitores organizaram e acompanharam o evento.
Notou-se grande interesse da escola em aderir à proposta sugerida. O tempo de 90 minutos interagindo com crianças foi desafiador para os universitários. Percebeu-se um comportamento tímido no início, mas no decorrer do processo, as habilidades de comunicação e escuta foram trabalhadas, tanto que improvisaram brincadeiras atendendo a pedidos e necessidades das crianças. Ao fim, foram repassadas técnicas de relaxamento e autocuidado. A ideia foi plantar uma semente dessa atividade de extensão, estimulando um olhar lúdico para a saúde mental, com pequenas atitudes de cooperação e autocuidado.
Considerações finais
Os estudantes do 2º semestre de Medicina viveram uma experiência inovadora com a comunidade escolar por meio do exercício prático das habilidades de comunicação e imersão em questões que compõem os determinantes sociais de saúde. Mediante estímulo ao companheirismo, os estudantes conquistaram interesse e atenção na participação das dinâmicas propostas. É recomendável a continuidade de atividades de cooperação universidade-escola, com o envolvimento ativo dos discentes.