Relação nutricionista e paciente: exercício prático das competências comunicacionais com estudantes de graduação

  • Author
  • Sheila Pires Raquel
  • Co-authors
  • José Maria Ximenes Guimarães , Helena Alves de Carvalho Sampaio , Jéssica Brito Cavalcante de Queiroz
  • Abstract
  •  

    Apresentação

    A competência comunicacional é constituída de conhecimentos, habilidades e atitudes. Na Nutrição, a aplicação da competência de comunicação é fundamental para qualificar a relação entre profissional e paciente, gerando compromisso com o tratamento. No contexto das novas tecnologias, o paciente que agora se conecta à internet para consultar o "dr. Google" sobre saúde considera-se um “expert” e pleiteia dialogar com a equipe multiprofissional, passando a ser um participante ativo desse processo de cuidado. Compreende-se que o treinamento em comunicação, visto em disciplinas das graduações em saúde, deve ser aperfeiçoado e voltado ao exercício da prática diária, adequando-se ao contexto das novas tecnologias. Para lidar com o paciente "expert", o profissional de saúde também precisa ser "expert" em desenvolver competências de comunicação e utilizá-las em favor de um cuidado compartilhado e eficaz. Assim, realizou-se um Workshop de Comunicação com graduandos de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará. O propósito dessa atividade foi contribuir para que os futuros nutricionistas conheçam as competências comunicacionais e as utilizem para qualificar o relacionamento com seus pacientes.

    Desenvolvimento e resultados

    O workshop foi ministrado no primeiro semestre de 2023, para estudantes do 4º semestre. Utilizou-se metodologias ativas de aprendizagem, buscando valorizar as experiências dos alunos e apresentar possibilidades de aplicação do conteúdo em situações práticas de relacionamento com os pacientes. Foi desenvolvida a técnica de Role-Play (representação de papeis), a partir do sorteio de situação simulada em que um aluno representou o paciente e apresentou a situação (sem o conhecimento dos colegas) e outro aluno, representando o nutricionista, utilizou competências de comunicação. Os colegas acompanharam e fizeram uma análise crítica comparativa com base em suas vivências e nos conceitos apresentados no Workshop, especialmente sobre entrevista motivacional.

    Optou-se por essa técnica pelo potencial de aumentar o compromisso para mudança de hábitos, ajudando o paciente a explorar e compreender suas motivações. Os estudantes refletiram acerca dos efeitos que a pactuação de um plano alimentar pode gerar para além da saúde física do paciente, mas em seus hábitos e até mesmo de familiares.  Com base em habilidades como a escuta ativa, compaixão e apoio à autonomia, os estudantes exercitaram a simulação da construção conjunta entre profissional e paciente de um plano de cuidados, sugerindo inclusive o uso de artifícios tecnológicos como sites e fóruns especializados, como forma de apoiar o processo de mudança.

    Considerações finais

    Supõe-se que ao desenvolver as competências comunicacionais desde a graduação, o nutricionista reunirá condições de dialogar a partir das questões trazidas pelo paciente, inclusive as geradas pela internet e redes sociais. Nesse diálogo, busca-se estabelecer um vínculo capaz de incentivar o paciente a participar das decisões relacionada a sua saúde. Nesse caminho que interliga conhecimento e ação, ou que extrai da ação novos conhecimentos, foi desenvolvido o Workshop, que levou os estudantes a exercitarem conceitos, experiência e aprendizado.

     

     

  • Keywords
  • comunicação em saúde, educação em saúde, promoção da saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back