Role Play como metodologia de ensino do Método Clínico Centrado na Pessoa em uma residência de Medicina de Família e Comunidade

  • Author
  • Paula Beatriz da Silva Lopes
  • Co-authors
  • Barbara Seffair de Castro de Abreu
  • Abstract
  • Introdução

    “O evento central da vida do profissional médico continua sendo o encontro entre pessoas, o qual

    é representado pela consulta médica”. A citação pode ser encontrada no Tratado de Medicina de

    Família e Comunidade, de Gusso. E representa bem a importância da entrevista clínica para a

    formação do médico generalista, principalmente para o Médico de Família e Comunidade (MFC),

    este que, em seus princípios, se define como um clínico qualificado dentro essencialmente da

    Atenção Primária à Saúde (APS).

    Diversas metodologias de abordagem à consulta médica existem e podem se adequar às mais

    diferentes realidades comunitárias. O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) constitui uma

    dessas abordagens que mais se assemelha à execução das competências essenciais do MFC, esse

    que promove um entendimento integrado acerca da pessoa e consegue dar autonomia tanto ao

    paciente quanto ao médico de formular um plano conjunto, em que as expectativas de ambos os

    envolvidos sejam sanadas.

    O MCCP vem se tornando essencial na prática do MFC, à medida que há o aumento dos Programas

    de Residência em Medicina de Família e Comunidade, no Brasil. Em Manaus, no Programa de

    Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da SEMSA Manaus (PRMMFC

    SEMSA/Manaus), a metodologia escolhida para o ensino do MCCP é o Role Play.

    O role play é uma metodologia de ensino em que os alunos assumem papéis definidos e agem de

    acordo com cenários pré-definidos. É uma simulação de interações com o propósito de desenvolver

    habilidades interpessoais, situações diagnósticas, aconselhamento ou discussão de planos de

    tratamento. O objetivo deste relato de experiência é apresentar como esta técnica de aprendizagem

    funciona ao tornar mais didático o ensinamento acerca do MCCP aos residentes de MFC.

     

    Apresentação

    O MCCP se divide em quatro componentes principais, que se subdividem em outras abordagens

    dentro de cada um. Apesar de serem divididos em quatro, são interligados e integrados, ou seja,

    não seguem uma ordem específica. Os componentes vão se apresentando na consulta médica de

    acordo com as direções que a entrevista clínica vai seguindo durante seu curso natural. Os quatro

    componentes são:

    1. Explorando a saúde, a doença e a experiência da doença;

    2. Entendendo a pessoa como um todo - o indivíduo, a família e o contexto;

    3. Elaborando um plano conjunto de manejo dos problemas;

    4. Intensificando a relação entre a pessoa e o médico.

    Devido ao fato de que se apresentam de maneira espontânea e que aquisição de informações

    valiosas à prática do MFC depende da experiência e do know-how do médico que está aplicando

    o método, se faz necessário que o mesmo desenvolva seus conhecimentos teóricos nas práticas do

    dia-a-dia, assim adquirindo o tempo de experiência necessário para conseguir conciliar tudo que

    foi aprendido com os principais empecilhos cotidianos, inerentes tanto à APS quanto à sua própria

    personalidade.

    O role play surge como uma técnica de aprendizado que aparece nas aulas teóricas do programa

    de residência como uma oportunidade de praticar e experienciar possíveis situações hipotéticas

    semelhantes às encontradas na prática clínica. Assim, mesmo em formato de teste se obtém uma

    experiência do que pode-se encontrar pela frente. Somado ao fato, de que a presença de preceptores

    para guiar as conversas, torna o olhar atento a cada ponto sensível da conversa que possa conter

    informações valiosas para o MFC.

    As aulas que englobam o MCCP no PRMMFC em questão são divididas pelos preceptores; o

    método se divide em duas aulas principais, uma para os dois primeiros componentes e uma para

    os dois últimos. São apresentadas diversas consultas em formato de vídeo e é orientado que cada

    grupo de alunos, faça o seu role play da consulta apresentada, utilizando os componentes

    previamente ensinados. Os preceptores estão presentes a todo momento e compartilhando

    feedbacks sobre as falas mais importantes e essenciais.

     

    Resultados

    Ao final de cada aula teórica é reservado um momento em que os preceptores solicitam feedbacks

    referentes às atividades realizadas previamente. Com relação a dramatização (role play) como

    dinâmica de aprendizado pôde-se constatar que grande parte dos residentes obtiveram um maior

    entendimento quanto à utilização do MCCP na prática. Ao roteirizar e encenar a aplicação correta

    do método sob orientação dos preceptores, seguido de discussão, foi possível apontar como

    desenvolver melhorias nas habilidades de comunicação entre o médico e o paciente, assim como

    explorar outros aspectos para além da doença.

    Ao fazer o papel de pessoas que buscam ajuda, os residentes puderam vivenciar a necessidade de

    serem explorados como um todo, dando ênfase ao segundo componente do mccp. Já os que

    desenvolveram o papel de médicos relataram a importância da empatia no momento da consulta,

    sentimento que estimula a busca por fatores subjetivos da pessoa que em um primeiro momento

    podem não parecer estarem relacionados com suas principais demandas de saúde.

     

    Considerações finais

    Esse jogo de atuação possibilitou aos residentes a identificação de possíveis problemas

    (especialmente voltados para habilidades de comunicação) e o desenvolvimento de soluções a

    partir da aplicação do MCCP.

    Pela semelhança com o cenário em que estão imersos durante a residência médica, tais soluções

    roteirizadas e encenadas podem ser aplicadas de forma rotineira pelos residentes durante sua

    prática, prezando pelo desenvolvimento pessoal e profissional.

    É de suma importância o aprimoramento de métodos diversificados de aprendizagem, tanto para a

     

    formação profissional como para a melhoria de habilidades por parte dos preceptores.

  • Keywords
  • role play, método clínico centrado na pessoa, metodologia
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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