Autocuidado é a capacidade consciente de cuidar de si mesmo, promovendo a saúde e o bem-estar. Nos últimos anos, tem havido um crescimento do reconhecimento da importância dos modelos de cuidados centrados no paciente, especialmente no contexto das intervenções destinadas à educação para o autocuidado, na otimização do manejo das doenças crônicas em pacientes com diversas comorbidades. O presente trabalho descreve um relato de experiência de grupo de educação em saúde realizado em uma das equipes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) localizada em Volta Redonda-RJ, como objetivo de apresentar uma proposta de reformulação dos grupos de educação em saúde, priorizando a percepção do autocuidado.Os grupos de educação em saúde são desenvolvidos na unidade desde junho de 2022 e trabalhavam assuntos relacionados às doenças crônicas utilizando discussão de caso, exposição do assunto, jogos interativos e dinâmicas. Em 2024, foi observada uma dificuldade de manter usuários que já frequentavam o grupo com assiduidade em anos anteriores, tendo em vista que as atividades estavam se tornando repetitivas. Com isso, foi feita uma reformulação no funcionamento do grupo, estruturando a nova proposta no autocuidado apoiado, que possibilitarão aos usuários refletir e traçar metas sobre o seu cuidado pessoal. Foi desenvolvido um cronograma inicial de 01 ano, com início em março de 2024, com duração dos encontros de cerca de duas horas. Após o encontro, é reservando alguns horários com a médica e a enfermeira para resolução de demandas agudas. Os encontros serão realizados mensalmente e pretendem desenvolver com os participantes as seguintes temáticas: a reflexão das metas pessoais, o cuidado coletivo, hábitos atuais, como colocar em ação o planejamento, estágios de motivação, fase de manutenção e aprevenção de recaídas. Cada encontro trabalhará a perspectiva do autocuidado em todos os seus pilares: emocional, social, físico e menta, utilizando dinâmicas, e ao final do encontro o participante levará um material simples que objetiva a reflexão e maior interação no próximo encontro. O trabalho, ainda em andamento, permite observar uma mudança na forma de perceber e lidar com a doença a partir dos conhecimentossobre a saúde, a percepção de autocuidado e o apoio da equipe de saúde. Os participantes têm demonstrado assumir mais responsabilidades sobre comportamentos que interferem na saúde, evidenciando que o conhecimento é capaz de transformá-los em protagonistas do seu próprio cuidado.Espera-se que o desenvolvimento da atividade de forma integral permita servir de base para novas ações, tanto nesta unidade como em outras da região, favorecendo comportamentos de autocuidado nas populações atendidas. As intervenções de autocuidado não só engajam as pessoas e comunidades em seu próprio bem-estar, mas também apoiam serviços de saúde integrados e políticas multissetoriais centradas nas pessoas, fortalecendo os sistemas de saúde como um todo.