PODCAST UM METOLOGIA DE FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

  • Author
  • EDINEIA LAZZARI
  • Co-authors
  • LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO , JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO , IGOR AZEREDO CRUZ , TULIO CÉZAR SOUZA PADILHA
  • Abstract
  • Apresentação: O presente relato aborda a formação de competências: conhecimento, habilidade e atitude em políticas públicas, nas bases metodológicas do currículo por competência dos residentes de enfermagem de família e comunidade da Secretária Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, no uso de podcasts. Essa metodologia permite a participação ativa do residente no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo pensamento crítico reflexivo, articulação de diálogos, ideias e debates. Competências relevantes para a formação de políticas públicas no âmbito do SUS. Objetivo: Desenvolver competências em temas da esfera pública e social na formação de enfermeiros especialistas em família e comunidade, através da gravação e avaliação de podcast. Desenvolvimento do trabalho: A disciplina de políticas públicas é ministrada no primeiro ano de formação da residência. A avaliação desta disciplina foi a construção do podcast, a turma foi dividida em oito grupos para a gravação, cada grupo recebeu uma temática relacionada à saúde pública. Dentre os temas estão, a nova legislação do planejamento reprodutivo; os novos indicadores da mortalidade materno infantil no município do RJ, a implementação do rastreamento precoce de autismo na Atenção Básica, abordagem a mulheres em situação de vulnerabilidade e o ciclo menstrual. Além das políticas de atenção integral à saúde materno-infantil, também foi pesquisado temas relacionados aos indicadores e ações de enfrentamento da tuberculose e arbovirose pela APS no município, relacionando os conceitos de racismo ambiental e mudanças climáticas. O podcast gravado foi tipo Bate-papo, um roteiro construído com perguntas disparadoras, usado para direcionar uma entrevista e debate. O diálogo do podcast inicia com uma mensagem curta que recebe o público, informa o assunto do episódio e apresenta os convidados. A gravação foi realizada com quatro residentes a partir de perguntas disparadoras, construídas pelo fichamento de leitura de textos indicados pela coordenação referente às temáticas e mediado por outros dois residentes. Para a mediação foram indicadas algumas reflexões e críticas articulando as ideias: princípios do SUS e atributos da APS; a relevância da temática para a prática do enfermeiro de família e comunidade e contribuições para uma assistência qualificada no SUS. Resultados: Os indicadores de saúde e os interesses das organizações sociais, devem ser considerados para a elaboração, implantação e execução de política de saúde. Desenvolver competências nas relações de diálogo, debate e construção de pensamento crítico reflexivo, articulados aos interesses sociais, o território e a comunidade a fim de qualificar a formação em políticas públicas, na esfera pública e social dos residentes de enfermagem de família e comunidade. Considerando as bases metodológicas do currículo por competência e os fins pedagógicos e metodológicos do podcast. Esta proposta pedagógica mostrou-se uma potente ferramenta para desenvolver competências, de articulação, mediação e debate de ideias para uma formação crítica reflexiva. Reafirmando o compromisso da formação nos moldes da residência, profissionais especialistas para atuarem na rede de saúde do SUS com consciência crítica dos avanços e desafios da implantação de um sistema de saúde orientado para a universalidade e a justiça social.

  • Keywords
  • ensino, serviço, comunidade, metodologia ativa, formação para o SUS
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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