Estágio é o ato educativo escolar supervisionado que visa preparar educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior para o trabalho produtivo, devendo ser desenvolvido em ambiente de trabalho. O estágio é relacionado como uma iniciativa em Educação Permanente em Saúde (EPS), conforme a Política Nacional de Educação Permanente no Brasil. A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), recomenda dentro dos Padrões Mínimos para Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde que o serviço de farmácia deverá promover, participar e apoiar ações de educação permanente, ensino e pesquisa nas suas diversas atividades administrativas, técnicas e clínicas, com a participação de farmacêuticos, demais profissionais e estudantes.
Desta forma foi implantada uma estrutura para o estágio em farmácia hospitalar, em um complexo hospitalar integrante do Sistema Único de Saúde do município do Rio de Janeiro, contemplando as rotinas dos setores que os estagiários desempenharam suas atividades práticas, entre abril de 2023 a dezembro de 2023, período em que houve mudança na supervisão do estágio no serviço de farmácia hospitalar do complexo. O meio de acesso dos estagiários se deu por processo seletivo direto, programa Acadêmicos Bolsistas e Projeto Acolher. Dos farmacêuticos lotados no hospital, a rotina e a coordenadora da farmácia, são cadastradas junto ao centro de estudos como preceptoras dos estagiários. Todos os estagiários estavam regularmente inscritos em uma das instituições e firmaram contrato com o centro de estudos do hospital.
O Serviço de Farmácia do complexo está dividido entre as seguintes atividades: fracionamento, triagem, dispensação, gestão e CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), onde nestes setores, os estagiários foram acompanhados de um farmacêutico. Em função das diferentes cargas horárias, foi necessário que se abordasse um período em cada setor com uma escala para auxílio da carga horária total do estágio. Também foi possível, graças a essa diversidade de cargas horárias, proporcionar oportunidade para melhor aproveitamento de cada setor onde os estagiários ficaram lotados. Além dos locais mencionados acima, faz parte do programa de estágio em farmácia hospitalar do complexo, a visita guiada nas farmácias satélites, para entender como funciona a rotina nesses locais.
Após finalizar a rotina em um setor, antes de seguir para outro, os estagiários fazem um relatório, onde é possível avaliar se conseguiram absorver o objetivo e rotinas do local, e assim validar se o processo de aprendizado prático foi satisfatório. Após essa análise é realizado um feedback com o estagiário.
A presença de um programa de estágio permitiu melhor avaliação dos processos dentro do serviço de farmácia, avaliando se é executado da melhor forma, se há potencial para melhoria e/ou reformulação.