Apresentação: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Medicina norteiam o processo de ensino, aprendizagem e avaliação dos discentes durante a formação acadêmica. Essas orientações foram aprovadas no ano de 2001 e revistas em 2014, com o intuito de mudar a grade curricular, mas, principalmente, buscando a humanização do futuro profissional. O conceito de Humanização no setor da saúde significa um movimento fundador do cuidado e da valorização da intersubjetividade nas relações. Dessa maneira, a matéria de Humanização e Prática Médica é obrigatória em quatro períodos do curso de Medicina da instituição de ensino em questão; distribuídas em aulas teóricas e práticas em diversas áreas, como Casa Lar para crianças e adolescentes, instituição de longa permanência para idosos, maternidade e ala psiquiátrica, sendo o primeiro módulo oferecido já no primeiro semestre. Nesse sentido, o objetivo deste resumo é demonstrar a relevância dessa disciplina como elemento obrigatório dentro da estrutura curricular do curso de Medicina, bem como apresentar as vivências dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) nesta matéria. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência da disciplina de Humanização e Prática Médica de uma IES do Rio Grande do Sul por acadêmicos do 5º, 6º e 10º semestres, alunos da matéria entre os anos de 2019 a 2022. Resultados: A conclusão dessa disciplina evidenciou resultados satisfatórios, pois permitiu que conhecêssemos situações diferentes do contexto em que estamos inseridos e aprimorássemos a habilidade de comunicação com os pacientes em diversas fases da vida. Associado a isso, compreendemos de forma expressiva a importância de uma boa relação médico-paciente como um recurso diagnóstico, terapêutico e humanístico e, atualmente, seguimos colocando em prática o que experimentamos nesta área de ensino tão indispensável em nossa formação. Considerações finais: Dessa forma, constata-se a notoriedade de tal matéria e que ela vai ao encontro daquilo que as Diretrizes preconizam para uma formação médica humanizada. Esse módulo não contempla apenas o conhecimento teórico, como também prático, evidenciando, assim, um significativo desenvolvimento de habilidades fundamentais como empatia, comunicação e compreensão das dimensões sociais díspares em nosso país. Por fim, nota-se como a presença dessa disciplina estruturada no curso de Medicina desta instituição foi e continua sendo fundamental na formação de profissionais de excelência, humanizados e competentes, abordando o ser humano como um todo, suprindo as demandas e as expectativas da sociedade hodierna.