Educação em Saúde sobre Covid-19 para Pessoas em Situação de Rua: um relato de experiência

  • Author
  • Olívia Paulino Pinto
  • Co-authors
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva
  • Abstract
  • A pandemia instaurou uma crise sanitária e grande impacto econômico, esse agravante trouxe como consequência um aumento no número de pessoas em situação de rua (PSR), que contabilizou um aumento de 140%. As vulnerabilidades vivenciadas pelas PSR as tornam mais propensas a infecções, assim, para que as medidas protetivas sejam adotadas, é necessário que as políticas invistam em atividades preventivas como a educação em saúde (ES). Objetivou-se relatar a experiência do desenvolvimento de uma educação em saúde sobre Covid-19 para pessoas em situação de rua. Trata-se de um relato de experiência, feito pela discente do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Foi realizada em 2023, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, localizado em Fortaleza, Ceará, Brasil. A ES foi etapa para coleta de dados da dissertação da autora sobre itinerários terapêuticos da PSR no tratamento e diagnóstico de Covid-19, participaram 25 PSR. Os dados dessa vivência foram registrados em diário de campo, e o objetivo dessa ES foi detectar e contribuir com os conhecimentos existentes acerca da doença, além da integração da autora com o campo. A pesquisa foi realizada sob o parecer 6.228.658. No primeiro momento da ES, os participantes foram organizados em círculo e uma linha de barbante foi passada de um para o outro. Antes de passar a linha, cada pessoa se apresentou e compartilhou o significado do período pandêmico para eles, bem como quem era sua principal rede de apoio. Durante essa atividade, emergiram reflexões, como o reconhecimento da pandemia como um período marcado por morte, medo e incertezas, e a identificação da religião e do apoio próprio como fontes principais de suporte em momentos de enfermidade. As linhas entrecruzadas formaram uma "teia" no centro do círculo, simbolizando os encontros e desencontros, e destacando a importância de uma rede de apoio para manter essa "teia" íntegra. Em seguida, a mediadora trouxe para a roda mitos e verdades, para isso, pediu que os participantes classificassem algumas frases a partir dos seus conhecimentos, essas sentenças trabalharam as seguintes temáticas: etiologia, transmissão, sinais e sintomas, tratamento e vacinação. Por fim, em forma dialogada, foi aprofundado o assunto e esclarecida as frases apresentadas. Destaca-se que as principais dúvidas foram sobre vacinação, faltava conhecimento sobre a possibilidade de reinfecção, fato que questionava a validade da vacina. Além disso, foram esclarecidas algumas informações falsas relacionadas as formas de prevenção e tratamento, a crença em medicações sem eficácia e a ingesta de bebida alcoólica para eliminar o vírus foram levantadas. Esses processos, são importantes para a construção de conhecimentos, dito isso, a ES contribui no aumento da autonomia e no debate com os profissionais, tendo como objetivo alcançar uma atenção de saúde que leva em consideração suas necessidades. Conclui-se que ações de ES se tornam cruciais para o cuidado, visto que só existe a procura desses indivíduos aos serviços quando há gravidade, a ES possibilita melhoria na qualidade de vida, pois consideram o sujeito de forma integral.

     

  • Keywords
  • Educação em Saúde, COVID-19, Pessoas em Situação de Rua
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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