Práticas de ensino inovadoras utilizadas na formação: urgência e emergência na formação da Enfermagem

  • Author
  • Wallisson Matheus Brito Pereira
  • Co-authors
  • Michele Alves Silva
  • Abstract
  •  

    Introdução: Práticas inovadoras de ensino adotadas por docentes potencializam a prática de aprendizagem e a prática pedagógica com excelência. É necessário destacar que nos cursos de ensino superior em Enfermagem, as disciplinas ministradas como exemplo da urgência e emergência abordagem totalmente prática e holística para compor o perfil profissional nas atividades profissionais. Desse modo, é necessário que os discentes obtenham metodologias inovadoras de ensino na formação em saúde, e que abordem as necessidades e os desafios enfrentados no contexto profissional. Objetivos: O presente estudo evidencia as metodologias inovadoras no ensino de urgência e emergência na formação dos alunos do curso enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa qualitativa com seguinte pergunta norteadora: quais as didáticas inovadoras no ensino da urgência e emergência?  A busca foi realizada nos meses de novembro de 2023 a abril de 2024 nas bases de dados: LILACS, PUBMED, utilizando-se dos descritores em ciências da saúde (DeCS): “educação em enfermagem”; “ensino” e “emergências”, combinados com o operador booleano AND. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um instrumento estruturado para análise dos dados em planilha eletrônica para identificar os principais resultados essenciais dos estudos. Foram analisados 200 estudos, sendo excluídas 51 publicações após a leitura de títulos e resumos, dos quais foram excluídos 38, utilizando 10 estudos primários para esta revisão. Resultados: As metodologias de ensino inovadoras utilizadas nos últimos anos em especial na área da saúde com destaque nas disciplinas urgência e emergência citadas nas pesquisas foram: que nesse sentido foram utilizar-se o uso das Inteligências artificial (IAS) questionários de aprendizagem, educação virtual por meio da teles simulação, materiais digitais, programas e projetos de extensão, simulação realística e ligas acadêmicas institucionais. Conclusão: As práticas inovadoras levantadas contribuem para um papel formador caracterizado nas novas tecnologias da informação na formação dessas novas gerações.  Nesse  caso,  por  vezes,  tecnologia  na  educação  significa  novos  recursos  e  não novas metodologias e concepções de educação. De modo que essas práticas contribuem  para atuação profissional na tomada de decisões de forma assertiva e resolutiva com autonomia, segurança, ética, posicionamento, comunicação, visão crítica e pensamento reflexivo para a prática assistencial e gerencial do enfermeiro. 

     

  • Keywords
  • Educação, enfermagem, Ensino, Emergências.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back