A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE VALOR NA GESTÃO E PROMOÇÃO DO CUIDADO SEGURO AO PACIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Wanesca Caroline Pereira
  • Co-authors
  • Jaciara Milena de Araújo , Jemima Rafaela Rodrigues de Medeiros , Ruth Meyre de Freitas Fronival Lopes , Hércules Ricardson Daniel de Albuquerque Filho , Emerson Luis Campelo de Oliveira , Alexandre Augusto de Medeiros Bacurau , Isabela Durso Caiffa
  • Abstract
  •  

    Apresentação: A segurança do paciente está ligada à diminuição dos efeitos adversos durante sua estadia nas instituições de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece seis metas cruciais na garantia do cuidado seguro, sendo estas: identificação correta do paciente, melhoria da eficácia da comunicação, melhoria da segurança na prescrição e uso dos medicamentos, cirurgias seguras, higiene das mãos e redução do índice de quedas e lesões por pressão. A promoção de uma assistência segura está relacionada à realização de treinamentos e ações educativas que incentivem a notificação dos eventos adversos e a importância de suas tratativas, sempre evidenciando um ambiente de aprendizado e uma cultura de segurança. Objetivo: Descrever a importância do trabalho em conjunto do núcleo de valor na gestão e promoção da segurança do paciente. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que visa descrever vivências sobre o trabalho conjunto realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em um hospital privado de Natal/RN. As ações vêm acontecendo desde o ano de 2022 e visam garantir a segurança do paciente. Para isso, o NEP atua no desenvolvimento de treinamentos junto à SCIH e NSP, visando à prestação do cuidado seguro ao paciente. O NSP desenvolve um trabalho junto às notificações e tratativas dos eventos adversos, e o SCIH promove um trabalho ímpar na diminuição das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde. O trabalho é desenvolvido com base nas seis metas de segurança do paciente, e cada núcleo fica responsável por traçar metas e indicadores que elevem a qualidade da assistência prestada. Resultados: Após o trabalho em conjunto dos três núcleos, observou-se uma maior adesão aos protocolos institucionais de segurança do paciente, fato ligado aos treinamentos mensais disparados pelo NEP. Além disso, obteve-se um aumento nas notificações de eventos, tornando possível a realização de tratativas e melhoria nos processos na assistência ao paciente, atividade realizada pelo NSP. Em relação ao índice de IRAS, alcançou-se uma diminuição das mesmas, havendo uma diminuição na taxa anual de 0,5 para 0,2, tendo forte influência do indicador de adesão à higiene das mãos, no qual aumentamos a meta de 80% para 85%, e os colaboradores vêm atingindo a mesma, contribuindo para a mitigação de infecções. Considerações finais: O trabalho em equipe entre o NEP, NSP e SCIH torna-se importante para a melhoria contínua da assistência multiprofissional ao paciente, além de contribuir para o aperfeiçoamento do processo, tornando o cuidado holístico e seguro ao paciente.

  • Keywords
  • Segurança do paciente, gestão da qualidade, educação continuada, indicadores de serviços
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
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