O estudante frente à promoção de saúde na prática: projeto Vivência em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Espírito Santo

  • Author
  • GHUSTAVO GUIMARÃES DA SILVA
  • Co-authors
  • Alice Pfister Sarcinelli Almilhatti
  • Abstract
  •  

    Apresentação: Vivências em saúde coletiva em territórios diversos, constituem importantes dispositivos que permitem aos estudantes experimentarem um  espaço de aprendizagem e serviços de saúde com foco no cliente e suas peculiaridades, além da inserção precoce do acadêmico no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Relatar a experiência do projeto de extensão Vivência em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolvimento: As atividades do projeto acontecem em diversos locais do Estado, sempre abarcando extensionistas do curso de odontologia, professores e público externo variado, incluindo população indígena aldeada. As ações são adaptadas de acordo com o público alvo, local de atuação e demanda das atividades programadas. Para educação em saúde, com crianças e seus pais e/ou responsáveis, são abordados temas de saúde bucal, como cárie, dieta, irrupção dentária, escovação, traumatismo dentário, hábitos de sucção. Enquanto para adultos, trabalha-se prevenção do câncer de boca, higienização de próteses, bruxismo, cárie, dieta, sendo utilizados recursos como macromodelos, teatro, transmissão de slides, folders, higiene bucal supervisionada, exame intra oral. Na capacitação de Agentes de Saúde Indígena, os temas são escolhidos conjuntamente, e professores de diferentes áreas da saúde são convidados a contribuir com conteúdo. Resultados: Por meio das abordagens é possível ter uma intensa troca de experiências e conscientizar os participantes sobre a relevância e amplitude das ações de promoção de saúde, inserindo-os precocemente no Sistema Único de Saúde. Há um intenso aprimoramento da sua formação profissional e das suas habilidades e competências de comunicação, empatia, trabalho em equipe, postura multidisciplinar e proatividade, ao trabalharem diversos temas e territórios em saúde, como escolas, Hospital Universitário e aldeias indígenas, em parceria com municípios e outras instituições públicas e privadas. Considerações finais: Pode-se notar grande interesse dos participantes das ações em informações em saúde. Além disso, ressalta-se o impacto do projeto na formação dos estudantes, que protagonizam as atividades, planejando-as e executando-as, formando um profissional da saúde generalista, com olhar ampliado às diferentes realidades e com habilidades para além das técnicas.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Saúde Coletiva, Promoção da Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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