INTRODUÇÃO: A educação em saúde visa conscientizar as pessoas sobre a importância da responsabilidade pelo cuidado com a saúde, disseminando informações sobre hábitos saudáveis e influenciando a adoção de comportamentos preventivos. A integração de práticas de saúde nas instituições de ensino como parte do cotidiano dos estudantes pode promover um estilo de vida mais saudável, proporcionando maior compreensão de conhecimentos e habilidades. Além disso, a permanência e êxito do discente está relacionada, também, com a saúde e qualidade de vida dos jovens.
OBJETIVO: Relatar as atividades desenvolvidas por alunos no Núcleo de estudo e pesquisa criança, adolescente e família (NEPCAF) vinculado a um projeto de ensino de uma universidade pública no Sul do Brasil.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de alunos graduandos do curso de Enfermagem e de pós-graduandos em nível de mestrado, de uma universidade pública no sul do Brasil, os quais são participantes do projeto de ensino, sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas de 2018 até os dias atuais. As atividades apresentadas neste trabalho correspondem ao ano de 2023.
RESULTADOS: Os projetos vinculados ao NEPCAF, destacam-se o Projeto de Pesquisa “Tecnologias como possibilidades para o cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde” e o Projeto de Extensão “Círculos de Cultura para educação em saúde de crianças e adolescentes na escola”. Participam do grupo de estudos 11 alunos do curso de graduação em enfermagem; cinco pós-graduandas e uma professora orientadora que coordena o projeto. Os encontros do grupo ocorrem de quinzenalmente com o intuito de programar as ações de pesquisa e extensão, para tanto os encontros promovem a construção de saberes, por meio da leitura de artigos, discussão coletiva e construção de materiais que sustentam as atividades grupais. Em 2023 as ações do grupo estiveram centradas em três escolas públicas do município, uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com população de crianças, adolescentes e jovens. As temáticas trabalhadas perpassaram o universo do cuidado, autocuidado, higiene e saúde, sexualidade, violência física, verbal, psicológica, sexual, mitos e tabus da adolescência. A integração das atividades da tríade de ensino, pesquisa e extensão, possibilita a construção do conhecimento na coletividade. As temáticas trabalhadas enobrecem o cuidado coletivo, individualizado e humanizado, dentro dos princípios de subjetividade e valores de cada indivíduo. As atividades propostas dentro do núcleo de estudos, são classificadas de acordo com a demanda do território e objetiva impactar a vida dos alunos de maneira a conscientizá-los sobre a importância da saúde, buscando ressignificar os temas abordados por meio de debate e reflexão. Assim, é valorizado em cada estudante a busca pelo saber por meio do embasamento científico para a realização de cada atividade proposta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O NEPCAF tem oportunizado um espaço para a construção de saberes coletivos sustentados a partir do ensino, os quais impactam ações de extensão e o fomento de pesquisas. As atividades realizadas em 2023 possibilitaram a criação de vínculo com a comunidade e território, a partir das experiências vivenciadas, contribuindo também para o crescimento profissional dos estudantes.