SUStenido: interlocuções entre cultura e saúde

  • Author
  • Jessye Melgarejo do Amaral Giordani
  • Co-authors
  • Orlando Luiz do Amaral Júnior , Maria Laura Braccini Fagundes
  • Abstract
  • Apresentação: O presente relato de experiência tem como objetivo descrever uma atividade de inserção da cultura e da arte no pensar e fazer saúde, realizada para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria. Para isto, utilizamos o referencial teórico de Paulo Freire e Gastão Campos, compreendendo que a cultura, a saúde e o ensino estão intrinsecamente ligados, e compreender essas relações é fundamental para uma abordagem mais integral e democrática na saúde. Para um modelo de cuidado em saúde é essencial levar em consideração o patrimônio técnico e cultural, tanto dos profissionais quanto dos usuários. Ao considerar a cultura e as experiências dos atores envolvidos, há um incentivo à reflexão crítica e a participação ativa promovendo a transformação social e a emancipação. Desenvolvimento do trabalho: Foi realizada uma roda de integração com música no horário da saída do almoço do restaurante universitário. Participaram quatro estudantes de música que elaboraram um repertório musical com violão e voz. Junto estavam duas estudantes mulheres convidadas para fazer um relato de histórias de vida: uma de Cuba que cursava doutorado em odontologia e a outra estudante estava cursando graduação no curso de Terapia ocupacional após sua aposentadoria como professora estadual. Além disso, a atividade foi orientada e acompanhada por três professores de saúde coletiva do curso de odontologia. A temática da troca de experiências de vida foi pautada na trajetória de estudo e contextos de vida no coditiano das instituições públicas de ambos os países e a formação para atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), com os semelhanças e diferenças com o sistema de saúde de outros países. Resultados: A atividade teve duração de 1 hora e trinta minutos. As músicas foram intercaladas com os relatos de histórias de vida. O espaço foi aberto para participação geral. Percebemos que várias pessoas ficaram interessadas tanto pelo assunto, mas subretudo pela maneira com que foi conduzido através da inserção da música como processo de vínculo. Considerações Finais: A atividade produziu reflexões, vínculos, contatos, conhecimento e acolhimento para as pessoas que por ali se aproximaram, sobretudo aos estudantes. A experiência da relação arte-saúde-ensino no cotidiano da comunidade acadêmica ofereceu uma experiência de transformação das possibilidades de pensar e fazer (e também de se pensar) a produção da saúde nos diferentes espaços e com diferentes pessoas, reforçando a importância do direito à diversidade e da superação de uma formação tecnicista. A música como metodologia ativa no ensino-aprendizagem oferece oportunidades para engajamento, motivação, envolvimento emocional, desenvolvimento cognitivo, integração multidisciplinar, criatividade, inclusão e diversidade, podendo ser integrada de maneira significativa no processo de educação permanente em saúde, tornando-o mais dinâmico e envolvente.

  • Keywords
  • saúde; cultura; música;
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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