A importância das disciplinas Saúde Coletiva I, II, III e IV no Curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas - Um relato de experiência

  • Author
  • Vanessa de Brito Ferreira Falcão
  • Co-authors
  • Mariana Toniolli de Freitas , Isis Mytieê Pimentel Barros , Thayla Yasmin Uchôa de Oliveira , Liz da Costa Soares Morais
  • Abstract
  • Apresentação: Atualmente,  a atuação do médico não se limita no/ao objetivo de curar doenças, a eles é indispensável o conhecimento da saúde, no contexto socioeconômico e político-ideológico, da comunidade para o combater as desigualdades na saúde e bem-estar da população. Diante disso, é fundamental a abordagem das disciplinas de Saúde Coletiva I, II, III e IV na faculdade de Medicina, visando uma  formação de médicos difusores de responsabilidade comunitária e promoção à saúde. Vale pontuar que trata-se de um relato de experiência reflexivo sobre a importância dessas disciplinas na matriz curricular do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Desenvolvimento: Insere-se no eixo temático - Saúde e Sociedade - as disciplinas Saúde Coletiva I, II, III e IV no projeto pedagógico do curso de Medicina vigente da Universidade Federal do Amazonas. As disciplinas acadêmicas abrangem desde os determinantes sociais, divisões das RAS, até a gestão hospitalar. Inicialmente, entende-se o processo saúde-doença e ciências sociais aplicada à saúde, além de questões contemporâneas, que envolvem saúde indígena, ribeirinhos, quilombolas, acolhimento a refugiados e diversas outras comunidades inseridas no contexto amazônico - compreender essas realidades objetiva identificar e participar das soluções de problemas prevalentes na comunidade amazônica. Na sequência, observa-se que o principal objetivo da Saúde Coletiva II é compreender os aspectos básicos da relação médico-paciente inserida no contexto social, bem como a estrutura e dinâmica das atenções dentro do contexto do Amazonas, visando compreender como funcionam as diversas políticas públicas inerentes à atuação do profissional dentro dessas instâncias de saúde. No terceiro segmento da Saúde Coletiva, delimita-se o estudo da atenção primária à saúde e Estratégia Saúde da Família, o que a torna de fundamental importância pois o SUS é a principal entrada na atuação dos médicos recém formados no país. Por último, a Saúde Coletiva IV é responsável por integrar as práticas de vigilância e gestão em saúde, no contexto da atenção básica, definida legalmente como prioridade para o sistema de saúde brasileiro. É através dela que surgem os conhecimentos básicos para compreender outras disciplinas indispensáveis para atuação do profissional médico, como a epidemiologia. Resultados: Observou-se, por meio das vivências obtidas, a relevância dessa experiência para a formação do médico-cidadão no Amazonas, visto que a região por si possui diversas especificidades socioeconômicas. Foi através dela que compreendeu-se que, apesar de o curso ser formado majoritariamente por pessoas viventes em Manaus há bastante tempo, o conhecimento era aquém do necessário. Certamente, houve o rompimento de paradigmas e a compreensão de conceitos de suma relevância para a construção da saúde no contexto sócio-cultural e a formação de um profissional médico mais humano, podendo concluir que essa é a  principal contribuição social das disciplinas de Saúde Coletiva I, II, III e IV para o estado do Amazonas.  Considerações finais: A fim de contribuir para a formação de um médico consciente, há uma profunda preocupação das disciplinas em orientar a respeito das especificidades de cada usuário dos serviços de saúde, os princípios e o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

  • Keywords
  • Saúde Coletiva, Desigualdades na Saúde, Sistema Único de Saúde, Faculdade de Medicina
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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