UTILIZAÇÃO DE ENCONTROS SOCIOCLÍNICOS INSTITUCIONAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS: ENCONTROS PARA O CUIDADO

  • Author
  • Samara Messias De Amorim
  • Co-authors
  • Lúcia Cardoso Mourão , Ana Clementina Vieira de Almeida , Carla Andreia Damasceno Fonseca , Janaína Luiza dos Santos
  • Abstract
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    Cuidados paliativos são estratégias que visam a melhoria na qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual. Embora de extrema importância, o tema anteriormente descrito aliado ao ensino em oncologia pediátrica revelou uma lacuna na formação profissional, especialmente na Enfermagem, como observado em uma revisão da literatura ancorada no portal da Biblioteca Virtual em Saúde realizada no ano 2019 pela autora deste trabalho. Neste levantamento foi observado que apesar da relevância crescente do assunto, poucos artigos abordaram sua integração nos currículos de Enfermagem, o que pode acarretar um déficit na prestação de cuidados, afetando a qualidade da assistência. Um dos desafios identificados na pesquisa de dissertação foi a dificuldade dos preceptores em ensinar cuidados paliativos pediátricos aos residentes, ambos participantes deste estudo, bem como a falta de preparo desses residentes para lidar com crianças em cuidados paliativos devido a ausência de vivência durante sua formação na graduação. Aliando-se a isto cabe ressaltar que os participantes da pesquisa não são especialistas em cuidados paliativos, sendo os preceptores especialistas em oncologia e pediatria, e os residentes estão em processo de formação em oncologia. Justifica-se assim, a necessidade de ampliar os estudos sobre esta temática, e sobretudo, investir na formação durante a graduação para preparar os profissionais para lidarem com a integralidade do ser humano, entre elas a morte e o sofrimento, pilares dos cuidados paliativos. Objetivos: Refletir sobre os desafios e possibilidades vivenciadas por enfermeiros preceptores e residentes de um hospital de referência em oncologia para a realização da prática de ensino dos cuidados paliativos pediátricos oncológicos, considerando a formação profissional adquirida; Construir coletivamente um produto educacional que atenda as demandas de enfermeiros em relação as práticas de ensino de Enfermagem em cuidados paliativos oncológicos pediátricos. Metodologia: Consiste no fragmento da dissertação de mestrado da autora deste estudo, em que foi utilizada a pesquisa intervenção realizada no setor de oncologia pediátrica de um hospital de referência em oncologia, e teve como participantes preceptores e residentes de Enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, sob CAAE 29260619.0.0000.5243 e 29260619.0.3001.5274, respectivamente seguindo todas as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos conforme Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram produzidos por meio de Encontros Socioclínicos Institucionais realizados através da plataforma on-line Google Meet, por ter sido realizado no período da pandemia de COVID-19. Pensou-se nesta possibilidade de produção de dados a fim de manter o distanciamento social preconizado e seguindo o recomendado nas “Orientações para condução de pesquisas e atividades dos CEP durante a pandemia provocada pelo Coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19)”, dadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, publicada em 09/05/2020. Também foi utilizado o diário de pesquisa. A análise de dados ocorreu a partir da leitura e transcrição das falas dos participantes, identificação de trechos que remetiam às características da Socioclínica Institucional, permitindo assim a aproximação dos aspectos mais debatidos pelos participantes e que puderam constituir eixos de análise. Posteriormente, foi realizada a discussão dos dados a partir da leitura dos depoimentos que aconteceram durante os encontros realizando a busca das palavras-chave que compõem a temática e os objetivos do estudo revelando que essas palavras apareceram muitas vezes encadeadas nos relatos, desvendando implicações afetivas, ideológicas e profissionais dos participantes com o tema do estudo. Outras leituras do diário de pesquisa permitiram que fossem pensados três eixos de análise, que refletiram o pensamento do coletivo obtido com as narrativas do primeiro e segundo encontro, bem como a análise do diário de pesquisa. A partir disso, realizou-se a apresentação dos resultados e a discussão dos achados. Resultados e discussão: Os depoimentos dos participantes ressaltaram a importância de ampliar os debates sobre cuidados paliativos e morte tanto na graduação, quanto na residência e nos locais de trabalho. Isso inclui o desenvolvimento de competências técnicas, atitudinais, comportamentais, educativas e éticas para melhorar a comunicação e a empatia entre profissionais, pacientes e famílias. Destacaram que a falta de aprendizado em cuidados paliativos propicia a insegurança dos ao lidar com situações não abordadas na teoria ou prática acadêmica, afetando sua capacidade de tomar decisões na prática diária. Enfatizaram que, a falta de espaços para discussão, reflexão e aprendizagem em cuidados paliativos oncológicos pediátricos tanto nos serviços de saúde quanto na academia é uma barreira adicional para a prestação de cuidados adequados a esta população. Diante desses desafios, foi proposto como produto educacional: “Encontros para o Cuidado: a Socioclínica Institucional como estratégia para a prática de ensino de Enfermagem em cuidados paliativos oncológicos pediátricos”, sendo este produto registrado no portal eduCAPES servindo como rico material para futuros estudos, uma vez que foi construído a partir da demanda coletiva de enfermeiros. Os “Encontros para o Cuidado”, visaram proporcionar ferramentas para a construção coletiva da prática educativa e assistencial, permitindo que os profissionais compartilhassem dificuldades e possibilidades em suas atividades na enfermaria. Os resultados da pesquisa destacaram o potencial da união do coletivo e dos espaços de conversa como estratégias eficazes para promover mudanças nas práticas estabelecidas e de ensino como um todo. Conclusão: Este estudo evidenciou como demanda dos participantes da pesquisa, a importância dos debates coletivos, o que favoreceu a elaboração do referido produto educacional. Salienta que este produto foi validado pelos participantes do estudo revelando a importância do debate coletivo a fim de continuar discutindo e pesquisando sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica, reconhecendo que o aprendizado é contínuo e sujeito a novas perspectivas e descobertas. Os resultados desta pesquisa no contexto estudado foi satisfatório demonstrando avanço significativo, pois os participantes tiveram espaço reflexivo sobre suas práticas diárias e a possibilidade de momentos de escuta ativa por seus pares, o que favoreceu amadurecimento na práxis qualificada em cuidados paliativos minimizando a insegurança e despreparo na tomada de decisões. Considera a necessidade de outras pesquisas que ampliem a discussão sobre a formação em cuidados paliativos nas diversas unidades hospitalares e centros acadêmicos.

     

  • Keywords
  • Cuidados paliativos, Educação em enfermagem, Enfermagem oncológica, Análise Institucional, Pediatria.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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