Metodologias ativas e práticas inovadoras na tutoria de Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

  • Author
  • Lícia Marques Vidal
  • Co-authors
  • Tais Carneiro Magnavita , Karlla Christina de Albuquerque Bispo , Rita de Cássia de Souza Nascimento
  • Abstract
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    Fundamentado em políticas públicas de saúde que priorizem a formação de pessoal para atuar no Sistema Único de Saude sob a perspectiva da integralidade do cuidado, com vistas ao fortalecimento da Atenção Primária, o Programa de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família (PERMUSF) apresenta um desenho político-pedagógico no qual os residentes inseridos em equipe multiprofissional, planejam intervenções de saúde que venham a minimizar os problemas identificados no território. Nesta perspectiva, o processo ensino aprendizagem acontece a partir de pequenos grupos sob a mediação de tutores que numa ação dialógica promove a reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas pelos residentes de enfermagem no cotidiano dos serviços para produção de novos saberes e práticas, promovendo a integração ensino, serviço e comunidade. O presente trabalho objetivou descrever práticas inovadoras durante o exercício de tutoria da Enfermagem, no interior da Bahia. A tutoria acontece por categoria profissional, entre residentes (total de 12) e tutoras (03), espaço no qual alinhamos a prática interprofissional vivenciada no cotidiano. A experiência teve início em março de 2023 e segue em andamento, com reunião mensal virtual, para reflexão acerca de temas, tais como: novas práticas de atuação multiprofissional, dificuldades relacionadas ao serviço, dúvidas e sugestões. As reuniões são planejadas com antecedência e sempre são iniciadas com um texto disparador, de escolha de algum residente, o qual provoca reflexões no grupo a partir das vivencias de cada educando; os módulos de aprendizagem são organizados a partir da matriz de competências a serem desenvolvidas pelos processos de aprendizagem. Os temas discutidos no grupo correspondem aos objetivos de aprendizagem para cada modulo, tendo como disparadoras as questões de aprendizagem que abrem os fóruns de discussão que acontecem de modo assíncrono no ambiente virtual de aprendizagem, favorecendo assim a aprendizagem significativa e colaborativa, mediada pelos tutores. A exemplo da educação em saúde, humanização, clínica ampliada. Tal experiência tem revelado uma troca positiva de saberes entre os residentes, uma vez que estes estão distribuídos em diferentes municípios do interior da Bahia. Outra potencialidade do grupo de aprendizagem tem sido favorecer a troca de experiência dos residentes no processo de construção de projetos de intervenção sobre a realidade, os quais se configuram Trabalhos de Conclusão da Residência, que almejam a transformação da realidade encontrada. Dessa forma, acontece o aprendizado em serviço, que faz sentido, em equipe multiprofissional, objeto máximo do programa de formação. Podemos caracterizar esta experiência como inovadora, atual e relevante, para residentes e tutores, trabalhadores e comunidade, produzindo integração, contribuindo também na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde com competências e habilidades que promovam o fortalecimento da Atenção Primária, aonde quer que estejam atuando.

     

  • Keywords
  • Metodologias ativas, práticas inovadoras, enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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