INTERVENÇÃO EDUCATIVA MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE E CIDADANIA POR ESTUDANTES DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Maria Francisca da Silva
  • Co-authors
  • Adriane Lira da Silva , Amanda Lira da Silva , Ana Beatriz Leônidas dos Santos , Sabrina Avelino de Lima , Fillipi André dos Santos Silva , Soraya Maria de Medeiros
  • Abstract
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    Apresentação: A sociedade, tal qual se conhece, enfrentou e ainda enfrenta inúmeros desafios. Assim, as universidades, enquanto parceiras, são instituições cruciais para seu desenvolvimento e progresso por atuar nas áreas da educação, pesquisa, extensão, preservação cultural e desenvolvimento econômico e social. Uma atuação das universidades encontra-se na aproximação dos alunos da comunidade para que possam agir sobre elas e transformar de algum modo a realidade que estão inseridos. Assim, objetivou-se relatar a experiência acadêmica de estudantes da área da saúde de uma universidade federal na intervenção em um Centro de Educação Infantil de um bairro periférico do município do Natal-RN. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na disciplina intitulada “Saúde e Cidadania” ofertada no primeiro período dos cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com uma Unidade de Saúde da Família, cujos estudantes estavam distribuídos nos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Nutrição, Gestão Hospitalar e Saúde Coletiva. Um dos objetivos do referido componente curricular estava relacionado a uma intervenção concebida e executava pelos próprios alunos com intermediação e supervisão de um Docente Assistido (mestrando) e a Professora da turma, os quais conduziram a proposta metodológica da disciplina. Resultados: No início do semestre letivo, os professores apresentaram o componente curricular, no qual a proposta de intervenção seria trabalhada. No seguimento do semestre letivo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o bairro, seus equipamentos sociais e bens de consumo coletivo. Conforme o programa da disciplina, momentos das aulas foram destinados para se discutir as possibilidades de intervenções a partir dos momentos vivenciados nas primeiras aulas, onde a equipe da Unidade de Saúde da Família do bairro foi consultada. A intervenção escolhida destinou-se a instalação de uma horta pedagógica cuja escolha envolveu questões relacionadas ao meio ambiente por utilizar garrafas pets retiradas da natureza para construção dos jarros de plantas; educacionais por trabalhar com crianças no universo da aprendizagem; e sociais, por ser uma alternativa de produção de alimento em um contexto de diversidades e vulnerabilidades socioeconômicas. Os estuantes utilizaram instrumentos manuais para trabalhar a terra e o local no qual seriam plantados pelas crianças; adubo bovino proveniente da produção rural de um município do interior do estado fornecida por um dos membros do componente curricular; as garrafas pets e tesouras para confecção dos vasos de plantas. A intervenção recebeu suporte de uma ação de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte voltada a distribuição de árvores com finalidade de aumentar a arborização do município e reduzir o impacto ambiental pela ação humana. Ao final, a horas e arvores plantas ficaram aos cuidados da escola e sua manutenção para as próximas turmas de novos universitários. Considerações Finais: A intervenção dos estudantes como proposta metodológica multidisciplinar da disciplina enfocou a imersão dos alunos com a realidade no contexto da Atenção Primária à Saúde na perspectiva da saúde coletiva, contribuindo para uma formação ética, política e cidadã por trabalhar questões atuais e emergentes, como forma de enfrentamento das demandas sociais.

  • Keywords
  • Ensino Superior, Saúde Pública, Educação em Saúde, Saúde e Cidadania
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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