APRESENTAÇÃO: À medida que as universidades evoluíram como instituições integrantes da sociedade, elas se empenharam em contribuir para atender as demandas sociais de cada período histórico. Essas necessidades são atendidas por meio do ensino, pesquisa e extensão. Pode-se citar como uma expressão dessa contribuição a disciplina de Saúde e Cidadania (SACI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esse componente curricular surgiu da necessidade de estreitar os laços entre os alunos recém-ingressos nos cursos da área da Saúde e a comunidade local, particularmente aquela residente em regiões periféricas e usuária dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Assim, este estudo teve como objetivo foi relatar a experiência em curso do componente curricular Saúde e Cidadania, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. DESENVOLVIMENTO: Este estudo consiste em um relato de experiência que destaca as vivências dos alunos dos cursos da área de ciências da saúde durante a referida disciplina. Foram realizadas análises sobre como os componentes práticos e teóricos da disciplina contribuíram para a integração dos estudantes com a população. Além disso, é destacado como produto desta disciplina uma intervenção social produzida pelos discentes e docentes. RESULTADOS: Quanto à parte teórica da disciplina de Saúde e Cidadania, os alunos foram imersos em discussões que abordam os processos de educação em saúde e cidadania, promovendo uma integração entre estudantes, orientadores, profissionais de saúde e usuários. Dentre os conteúdos abordados, os conceitos relacionados aos determinantes sociais foram mais explorados durante a disciplina. Com essa base de conhecimento, foi possível aos estudantes compreender como os fenômenos sociais relacionados à saúde se manifestaram na comunidade durante as vivências e proximidade com a realidade socioambiental. A partir da imersão teórica, seguiu-se os momentos de visita no campo, isto é, os estudantes desbravaram o território com um novo olhar, sob a perspectiva da formação em saúde, e buscaram compreender a dinâmica desse território conhecendo seus problemas, suas realidades e seus desafios. Ainda nesse segundo momento, com base nos conhecimentos construídos no primeiro momento teórico somado as vivências e experiências, a turma de estudantes planejaram e operacionalizaram uma intervenção em um equipamento social da área de abrangência da unidade de saúde, em particular, do território da enfermeira preceptora da turma sobre uma problemática social que afetava uma determinada parte da comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que a disciplina Saúde e Cidadania tem impactos significativos na integração dos estudantes da área da saúde com a comunidade local. Por meio dela, os trabalhos produzidos dentro da universidade conseguem ultrapassar os limites dos muros acadêmicos e alcançar a população diretamente. Assim, os discentes, como parte integrante da universidade, desempenham um papel crucial ao aproximar a instituição de seu objetivo de se tornar uma contribuinte social mais efetiva.