‘‘Conhecendo o SUS’’: relato de experiência sobre curso de extensão universitária como ferramenta para Educação em Saúde

  • Author
  • Brenna Araújo Felix
  • Co-authors
  • Karen de Moura Rolim Santos , Elãine Brito de Oliveira , Lívia Alves Pereira , Marcelle Saturnino Santiago , Larissa Samay Souza da Silva , Carla Andrêsa Cerqueira Conceição , Juliana Alves Leite Leal , Mariana Oliveira Araújo
  • Abstract
  • Introdução: O Sistema Único de Saúde, constituído na década de 90 é oriundo de uma história marcada por lutas, intensa desigualdade social e limitação de direitos aos trabalhadores formais e seus familiares. Apesar disso, nos dias atuais, se configura como um sistema complexo, universal e de maior referência na saúde pública mundial. A extensão universitária é um método articulador que promove a interação entre universidade e comunidade, atravessando os muros da instituição de ensino e, a partir disso, é possível discutir questões essenciais sobre diversas temáticas e organizar estratégias que envolvam discentes, docentes e público em geral. Nesse sentido, o “Curso de Extensão Conhecendo o Sistema Único de Saúde (SUS)” idealizado através do Programa de extensão “DivulgaSUS: Divulgação do Sistema Único de Saúde na promoção da saúde enquanto direito de cidadania” regido pela resolução CONSEPE 107/2023, atua na integração de ensino e pesquisa, com o intuito de alinhar a perspectiva de um sistema que deve ser conhecido não apenas para quem atua ou irá trabalhar nele, mas também quem o utiliza diariamente e fomentar a busca por garantia de direitos, da universalidade e equidade que são princípios doutrinários do SUS. Com isso, o curso trabalha na perspectiva de uma metodologia ativa, uma prática considerada inovadora que é valorizada no âmbito educacional, como parte de uma concepção crítica e reflexiva que estimula o ensino-aprendizagem. Esse formato de ensino aparece como grande potencializador das atividades voltadas ao ensino na saúde, com o objetivo de formar profissionais que observem o indivíduo para além da saúde como ausência de doença, mas com um olhar amplo, holístico e coletivo. Assim, o debate e a reflexão em conjunto são primordiais para estimular o senso crítico e, a partir disso, cada indivíduo deve, dentro do seu papel diante desse sistema, promover a manutenção dos avanços que foram conquistados e a modificação do que ainda é uma barreira na saúde pública. Objetivo: Descrever a experiência de um curso de extensão universitária sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramenta para a Educação em Saúde. Metodologia: Trata-se de um curso, aberto aos docentes, discentes e população em geral, divulgado pelas redes sociais, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana. Dividido em seis encontros durante duas semanas, entre os dias 05 de março a 15 de março de 2024, com temáticas e referências previamente definidas, no qual a ministração é realizada por discentes do curso de enfermagem, psicologia e farmácia com suas respectivas orientadoras do programa DivulgaSUS atrelado ao Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). O curso contou com a inscrição de 50 participantes, em média 35 pessoas estavam presentes durante os dias, nestes foram discutidos o financiamento, a participação social, educação em saúde, avanços e desafios do sistema, retrospectiva histórica, saúde mental, bem como o conteúdo do direito à saúde. O recurso de apresentação utilizado foi o audiovisual, através de slides, vídeos e filmes, a fim de facilitar a discussão e promover a compreensão e participação do público presente e a escolha livre de realização de dinâmica condizente ao tema abordado para a formação de um conhecimento ativo que demande a análise e reflexão. Resultados e Discussões: Durante o curso foram produzidas atividades para manter uma apresentação aliando a teoria das referências utilizadas com as práticas das alunas e das respectivas orientadoras, além disso, junto com as apresentações de slides eram apresentadas metodologias para envolver o inscrito dentro do processo ensino-aprendizagem.  Para realizar as discussões sobre as temáticas, os inscritos receberam previamente através do grupo do Whatsapp todos os textos utilizados como referência, isso oportunizou os inscritos no estabelecimento de algumas reflexões prévias que abrilhantaram as apresentações. No primeiro dia a apresentação foi mediada por uma discente do curso de enfermagem, a discussão ressaltou a importância do direito à saúde ser construído a partir da população compreender quais são seus direitos e a importância de estar ativos nesse espaço do SUS. Durante esse momento foi utilizado a dinâmica de juntar todos em círculos, cada um citou uma palavra que remetiam ao SUS, com isso um cordão ia passando até formar uma teia para ressaltar a importância da participação de todos dentro do sistema e a relevância de que as redes estejam interligadas. Já no segundo dia, uma discente do curso de farmácia abordou sobre a participação social e a sua importância dentro dos conselhos de saúde, no dia a dinâmica funcionou com a utilização de algumas palavras para formar frases e mesclar entre os participantes para um interpretar o que o outro pensa acerca do que os outros escreveram, isso corrobora com o surgimento de uma reflexão acerca da necessidade de compartilhar saberes com outras pessoas ser uma iniciativa essencial para intensificar a participação social. No terceiro dia, a discussão a partir de uma discente de enfermagem abordou sobre o financiamento da saúde para que os inscritos compreendessem quais são as normas que circundam o SUS e sobre os fundos de saúde, o que trouxe inquietação nos inscritos, afinal alguns relataram que não conheciam essa parte burocrática. Durante o quarto dia, uma discente de psicologia desenvolveu a temática da saúde mental como um direito sanitário, este que se coloca cada vez mais necessário dentro do âmbito da saúde, principalmente porque a apresentação fez um percurso histórico pouco disseminado acerca da reforma psiquiátrica e suas implicações até os dias atuais. No quinto dia, a discussão apontou uma retrospectiva, diretrizes básicas, princípios doutrinários e organizativos e os principais desafios enfrentados pelo SUS, essa explanação foi guiada por uma dinâmica onde grupos apontaram o que enxergavam como avanços e desafios dentro do SUS. Tais apontamentos geraram um cartaz com informações ricas e de grandes reflexões. Já no sexto e último dia, encerramos com uma discussão sobre a Educação em Saúde que foi organizada a partir de uma situação-problema, como entre os inscritos haviam estudantes de psicologia, odontologia, enfermagem e farmácia, conseguimos ter uma elaboração de estratégias para pensar em Educação em Saúde para melhorar os serviços a partir de uma abordagem multiprofissional. Conclusão: O presente relato de experiência aponta as potencialidades na construção de um curso de extensão aberto ao público que confirma sua contribuição e importância para o desenvolvimento dos futuros profissionais que estejam presentes, e das pessoas que utilizam do serviço público de saúde. O curso funcionou como uma ferramenta de Educação em Saúde, uma política importante dentro do trabalho no SUS, com isso, as pessoas desenvolvem a noção de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade. Durante o curso foi possível compreender que as pessoas tinham várias descobertas, como por exemplo, a realização das reuniões do conselhos municipais de saúde que amplificou para compartilharmos as próximas datas com os inscritos. Entende-se, nesse sentido, a importância de desenvolver mais cursos sobre a temática tanto no contexto universitário quanto no contexto da comunidade para que a Educação em Saúde funcione para além da teoria, como uma prática possível. Além disso, essa proposta surgiu como forma de incentivo para a inovação do sistema a partir de pesquisas realizadas pelos acadêmicos que estão em processo de formação profissional.

  • Keywords
  • Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde, Extensão, Controle Social
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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