Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem na Escola de Saúde Pública da Bahia

  • Author
  • Thalia Nepomuceno Santos Santiago
  • Co-authors
  • Fernanda Santana Dourado , Ana Beatriz São Pedro dos Santos , Thaisian Santos do Bomfim , Ellen Rebeca Pereira Silva , Luma Onã da Silva Andrade , Smirna Taina Santos Dantas , Camila Oliveira Nunes , Marília Santos Fontoura
  • Abstract
  • Introdução: Os estágios durante a graduação possibilitam a aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos e oportuniza o acesso de estudantes ao mercado de trabalho, enquanto que permite sua capacitação para o mesmo, sem interferir nos estudos e horário acadêmico. O estágio é uma ferramenta adotada pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia como estratégia de formação dos profissionais enfermeiros durante todo o curso, seja dentro de componentes curriculares como também no estágio curricular ao final do curso. A Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) foi fundada com o objetivo de integrar as ações de todos os níveis de formação em saúde: médio, graduação, pós-graduação, incluindo residências médicas, multiprofissionais e de área profissional. Dentre os setores que compõem a Escola, encontra-se a Coordenação de Integração, Ensino e Trabalho (CIET) que atua no processo de regulação de estágios de nível médio e superior, entre outros processos relacionados ao ensino. Além disso, a instituição atua como um campo de estágio disponibilizado aos estudantes do curso de Enfermagem no componente curricular Gestão em Saúde para estudantes no  8º semestre. Objetivo: Apresentar as experiências e os produtos desenvolvidos durante o estágio prático na CIET dentro da  Escola de Saúde Pública da Bahia como parte do processo avaliativo do componente curricular Gestão em Saúde (Enfermagem - UFBA). Metodologia: Trata-se de um relato das experiências e aprendizagens adquiridas durante o estágio prático na ESPBA no período de Março e Abril de 2024. Para isso, foi utilizada a técnica de diário de estágio para registro de informações. Resultados: Os primeiros dias de estágio foram o período de integração na CIET para conhecer as demandas existentes no setor e estabelecer as melhores estratégias de apoio ao serviço. A partir da análise das demandas, foi observado que existe grande rotatividade de pessoal, especialmente dos estagiários que possuem vínculos temporários, e dessa forma, é preciso instruir os novos contratados nos processos de trabalho a cada nova contratação. Por fim, foi identificada a necessidade de materiais de orientação sobre aplicação dos processos realizados no setor, a fim de habilitar todos os funcionários presentes e os que vierem a integrar o setor futuramente para execução das atividades. A princípio foi escolhido o processo de regulação de estágios de nível médio, o qual não possuía documentos instrutivos prévios, dessa forma, foi iniciada a confecção de Procedimento Operacional Padrão (POP) em diálogo com as profissionais responsáveis pela regulação de estágios de nível médio, para assim, fornecer aos profissionais que venham a atuar nesse subsetor subsídio para realizar todo o processo de regulação e revisar o processos que possam surgir dúvidas. Considerações finais: A ideia norteadora do relato da experiência compreende a possibilidade de promover reflexões sobre a relevância dos campos práticos de estágios para a formação discente durante a graduação. A experiência foi significativa, principalmente, devido à oportunidade de colaborar em ambiente multifuncional e multiprofissional, o que permitiu consolidar não apenas habilidades da rotina de aprendizagens, mas a integrar dinâmica ampla de temas e discussões, e, também, contribuir para melhoria do serviço.

  • Keywords
  • Saúde, Educação em saúde, Gestão em saúde, Relato
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back