Apresentação: A Saúde Mental (SM) incide diretamente sobre a qualidade da assistência do trabalho prestado por profissionais de saúde. Desse modo, adotar estratégias capazes de promover a saúde mental no ambiente de trabalho visam assegurar eficiência e eficácia no cuidado em saúde. O objetivo é identificar ferramentas que possibilitem um ambiente laboral saudável e seguro para os trabalhadores da área da saúde.
DESENVOLVIMENTO: O bem-estar psicossocial traz impactos na saúde ocupacional de trabalhadores e de instituições, podendo incidir nas condições do atendimento dispensado e comprometendo a qualidade do cuidado. Índices elevados de insatisfação no trabalho em saúde desvelam o contato constante com situações estressantes no ambiente laboral. Profissionais de saúde que convivem em espaços desgastantes costumam reverberar suas adversidades, tornando o local hostil, com conflitos na equipe, absenteísmo elevado e falhas assistenciais. A introdução de programas de bem-estar se destaca como uma abordagem proativa. Estes programas, centrados em práticas como atividade física, técnicas de relaxamento e mindfulness, não apenas preconizam a prevenção, mas também promovem um estilo de vida equilibrado que repercute positivamente na esfera profissional. A construção de um ambiente de trabalho positivo e solidário é outro pilar relevante. Fomentar relações interpessoais saudáveis, reconhecimento profissional e apoio social contribuem para a criação de uma cultura organizacional que valoriza o indivíduo, repercutindo diretamente na saúde mental coletiva.
RESULTADOS: É unanimidade na literatura o desenvolvimento de estratégias voltadas para o contexto da conscientização e educação. A disseminação de informações sobre saúde mental, a redução do estigma associado a questões psicológicas e a promoção de uma cultura de compreensão são elementos essenciais para criar uma base sólida.
O apoio psicossocial torna-se uma peça-chave. A presença de profissionais de psicologia, programas de aconselhamento e serviços de suporte proporciona um espaço seguro para que os colaboradores possam enfrentar desafios pessoais e profissionais, fortalecendo o suporte emocional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Faz-se relevante promover a saúde mental no ambiente de trabalho, compreendendo uma série de ferramentas que visam criar um ambiente positivo, acolhedor e que estimule o bem-estar dos colaboradores. É imperioso apontar que torna-se imprescindível a utilização de estratégias como ambiência laboral saudável e resiliente para acolher e engajar os trabalhadores, minimizando, assim, os efeitos deletérios de uma equipe de profissionais de saúde que, diante de locais desafiadores, apresentam sofrimento psíquico, ocasionando em déficits assistenciais.