PROMOVENDO A INTEGRALIDADE: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DO CUIDADO NO HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES

  • Author
  • Teresa Elisa Vunge Ngonga
  • Co-authors
  • Nathália Cristina Costa e Silva , Heloisa Filipe Pascoal , Alzira De Oliveira Jorge
  • Abstract
  • Apresentação: A Saúde Coletiva busca agregar na formação dos profissionais o desenvolvimento de competências que os tornem aptos a atuar em equipes multiprofissionais, além de conhecer e analisar criticamente políticas públicas existentes para, assim, cuidar dos usuários do sistema de saúde a partir da perspectiva da integralidade. Diante disso, a Liga de Saúde Coletiva (LIASC) é um programa de ações de extensão que tem como objetivo promover a vivência da realidade do SUS por meio  da participação dos alunos em projetos de extensão. Atualmente o programa conta com três projetos ativos: Coordenação do Cuidado no Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), Educação Popular em Saúde em Ocupações Urbanas e Educação Popular em Saúde nas Escolas. Nesse contexto, o objetivo deste resumo é analisar a experiência dos ligantes no projeto Coordenação do Cuidado no HRTN buscando compreender seu impacto na formação e contribuição para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Desenvolvimento: Doze estudantes acompanharam durante um ano, as equipes multiprofissionais do HRTN. Observaram atividades como acolhimento e classificação de risco, realização de exames, indicações para internação e cirurgias, corridas de leito multiprofissionais, transferência de cuidados e discussão dos casos clínicos. Além da observação participante, os ligantes tiveram acesso a relatórios de informações  a partir dos prontuários dos pacientes e relataram suas vivências nos cadernos de anotações dos setores do hospital onde descreveram as atividades realizadas no dia e o impacto que obtiveram em sua formação. Resultados: A proposta de inserção dos alunos em um campo prático da saúde coletiva proporcionou o desenvolvimento de atividades de extensão que envolviam estudantes de diversos cursos da área da saúde, de diferentes períodos, em cenários institucionais que promoviam a vivência da realidade do SUS. Observaram e atuaram junto às equipes dos  setores da Clínica Médica, Maternidade e Pronto-Socorro, vivenciando o trabalho em equipe, humanizado e interdisciplinar. Os alunos exercitaram a análise crítica dos processos assistenciais e refletiram sobre as dificuldades e desafios enfrentados nesse processo. Os registros das suas vivências, permitiram a aferição da frequência e serviram como instrumento de estímulo à reflexão crítica das atividades executadas, bem como base para a elaboração de intervenções e propostas de melhorias.  Foram realizadas cinco atividades formativas que abordaram temas como Modelos de atenção e gestão, Parto humanizado, Desafios de um hospital porta aberta no SUS, Cuidados paliativos e A Linha de cuidado na Clínica médica. Os extensionistas também participaram de um projeto de pesquisa junto à Ouvidoria, focado na experiência do usuário no hospital, com duas capacitações realizadas pelo Ouvidor. Em seguida, durante quatro semanas, foram coletados dados junto aos pacientes de diferentes setores do hospital e os resultados reforçaram a importância do projeto de extensão como uma iniciativa relevante para promover a coordenação do cuidado no HRTN. Considerações Finais: A experiência dos ligantes no projeto proporcionou uma vivência prática e enriquecedora no contexto do SUS, fortalecendo uma visão crítica e mais consciente sobre o sistema de saúde, seus desafios e o  papel dos alunos como futuros profissionais.

  • Keywords
  • Saúde pública, Hospitais públicos, Educação em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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