Ninar nos Terreiros – Ilera Omodé: a infância e o cuidado afrocentrado na saúde.

  • Author
  • Rosemery Costa dos Santos
  • Co-authors
  • Bárbara Pinto Andrade de Souza , Anderson Alves da Silva Bezerra
  • Abstract
  • Apresentação: O racismo, tanto institucional quanto religioso, tem impacto direto na saúde da população negra, provocando iniquidades que se refletem nas altas taxas de mortalidade materna, infantil e por causas externas. Diante deste cenário, a prefeitura do Recife criou em 2015, o projeto Ninar nos Terreiros como uma estratégia para promover a saúde integral da população negra e combater o racismo. O Projeto tem como objetivo promover uma nova perspectiva de cuidado afro centrado à infância, fortalecendo a identidade e o desenvolvimento das crianças, reconhecendo os terreiros como espaços de promoção à saúde, além de resistência cultural e religiosa. Além disso, o projeto visa a preservação das tradições ancestrais e combate ao racismo.

    Desenvolvimento do trabalho: Originalmente, o projeto estava inserido na programação da Semana do bebê, promovida pela Unicef, que objetiva os cuidados integrais à saúde, educação e proteção das crianças. Atualmente, são realizadas edições do Ninar durante todo o ano, de forma articulada com os oitos Distritos Sanitários de Recife e com parcerias intersetoriais. Nos espaços dos terreiros, são ofertadas às crianças ações e serviços como: contação de histórias africanas; distribuição de livros infantis; atualização da caderneta de vacinação; abordagem de temas de saúde e de combate ao racismo de maneira lúdica como o teatro de fantoches; escovódromo, e distribuição de kits de saúde bucal, entre outras.

    Resultados: O projeto vem cumprindo o seu principal objetivo promover a saúde da população negra a partir das crianças e de fortalecimento do vínculo entre os dispositivos de saúde e o terreiro. Reconhecendo os espaços de terreiros como espaço de promoção de saúde e produção de cuidado, fomenta uma perspectiva antirracista desde a infância.

     

    Considerações finais: O projeto Ninar nos Terreiros se destaca por sua abordagem abrangente e compromisso em promover a saúde integral das crianças negras e da população negral em geral, enquanto combate o racismo religioso e infantil. Por meio da criação de espaços antirracista nos territórios e fortalecendo do vínculo da rede de atenção à saúde com o terreiro e religião da matriz afro-brasileira. 

  • Keywords
  • racismo, primeira infância, promoção da saúde, religiões de matrizes africanas.
  • Subject Area
  • EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade
Back