Atuação Multiprofissional na Educação: um relato de experiência

  • Author
  • Juliana Napp
  • Co-authors
  • Elisangela Reinheimer de Bittencourt
  • Abstract
  •  

    Este estudo busca refletir sobre a atuação multiprofissional da psicologia e do serviço social no contexto educacional. Como metodologia optou-se pelo relato de experiência através de um recorte da atuação destes profissionais no espaço escolar, por meio de grupos realizados em turmas de 6º ano, momento que os estudantes necessitam de apoio devido a transição para o Ensino Fundamental II. Foi proporcionado aos estudantes momentos de reflexão e expressão com o objetivo compreender demandas individuais e seus contextos de vida, para assim, pela escuta propiciar acolhimento e entender questões que necessitam ser retomadas, tendo em vista a garantia de direitos. A atuação multiprofissional no contexto escolar vem de encontro ao pensamento freireano, em que a escola não é somente um espaço de aprender e ensinar, mas também um lugar de formação e socialização. Pelo espaço do grupo, foram abordados temas como família, processos de escolarização e socialização. Na atividade, os alunos dividiram uma folha em quatro partes, na primeira escreveram uma música que fizesse sentido naquele momento de vida, posteriormente, nas outras três partes, compartilharam seus sentimentos sobre como estavam vivenciando o tempo presente, sentimentos sobre o passado e suas perspectivas de futuro. Como resultados, os relatos foram relacionados à situações sociais, familiares e de sucesso escolar, evidenciando, assim, aspectos externos ao espaço escolar e à aprendizagem. Nas questões atuais de suas vidas, os adolescentes expressaram, em maior número, concepções relacionadas a se sentirem felizes com a vida atual, porém preocupados, principalmente, em relação à moradia. Nas rememorações e sentimentos em torno de acontecimentos passados houveram relatos de experiências familiares que foram marcantes de forma positiva, como passeios e ganhar animais de estimação. Em outros casos, advieram emoções sobre eventos traumáticos envolvendo acidentes com suas famílias. Na perspectiva de futuro, destacaram-se nas respostas às ambições profissionais e temor em não alcançá-las, bem como sentimento de angústia relacionados à organização do núcleo familiar e insegurança no tangente à moradia. A abertura de um espaço para a escuta no ambiente escolar fortalece o laço social e a construção subjetiva dos atores ali envolvidos, atuando como forma de cuidado. Pela escuta, ao compreender o contexto dos alunos, pode-se abrir possibilidades para o acesso das famílias a recursos e serviços, além de subsidiar um conjunto de informações sobre as questões sociais, possibilitando o estudo social a fim de auxiliá-las em suas necessidades. A partir disso, o entrelaçamento das ações de psicologia e serviço social podem amparar no âmbito individual e coletivo, pelo trabalho com as famílias, principalmente as que se encontram em maior vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, os psicólogos e assistentes sociais convergem em sua atuação dentro das políticas educacionais, conforme preconiza a lei nº 13.935 de 2019, que dispõe sobre a inserção destes profissionais na educação básica. Os dados obtidos nesta experiência demonstram a necessidade do trabalho multidisciplinar e de auxílio às equipes pedagógicas nas questões sociais e de saúde que adentram o espaço escolar, destacando a importância de ofertar espaços de escuta e acolhimento.

     

  • Keywords
  • Serviço Social, Psicologia, Educação, Atuação Multiprofissional.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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