Este trabalho pretende discutir sobre a inserção do discente no Estágio Obrigatório, considerando o ensino, serviço e comunidade sob a ótica da educação para a formação de qualidade do estudante. Assim, será relatada a experiência das autoras relacionadas ao ambulatório de Fibrose Cística (FC) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), localizado em Belém/PA, destacando a atuação profissional do Assistente Social compondo a equipe multidisciplinar no atendimento à comunidade.
Entende-se a importância do estágio para o discente na formação e aproximação do cotidiano profissional do Assistente Social na Política de saúde, pois é através dessas atividades que haverá a possibilidade de refletir sobre a atuação do profissional. Destaca-se que essa é uma profissão que possui 3 dimensões: a teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Entre as dimensões não há hierarquia, entretanto a técnico-operativa é o que dá visibilidade à profissão. Contudo, ela não é neutra pois está fundamentada teoricamente, possibilitando ao profissional a capacidade de compreender o movimento contraditório constitutivo da realidade social. Diante disso, foram realizadas reflexões acerca dos aprendizados enquanto discente e estagiária de Serviço Social, especificamente no ambulatório de FC.
A FC é uma doença genética rara que acomete cerca de 6.000 pessoas no Brasil, segundo dados do Registro Brasileiro de Fibrose Cística. Tal doença pode diminuir a expectativa de vida dos pacientes, conforme a mutação genética. Destaca-se que no HUJBB há o ambulatório de tratamento da FC, onde são acompanhadas as condições biopsicossociais.
Percebeu-se durante o estágio que o Assistente Social aborda os mais variados aspectos sociais, os quais são fatores determinantes e condicionantes da saúde.Nota-se em cada atendimento aos usuários a forma como o Assistente Social atua na Política de Saúde, sendo materializada pelos instrumentos, como: Acolhimento Social; Avaliação Social; Abordagem; Relatório Social; Encaminhamentos; Entrevista; Reuniões; Orientações; Entre outros.
Essas condutas permitem que o profissional conheça a realidade do usuário e na medida em que identifica, por meio do acolhimento e entrevista, as demandas relacionadas a essa dimensão social, o profissional faz as reflexões e mediações para que possa instrumentalizar o cidadão quanto aos seus direitos.
Menciona-se algumas dessas demandas, como a orientação e solicitação de Benefícios e serviços previdenciários, acesso ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), entre outros. Há a interação do Serviço Social junto à equipe multiprofissional para estudos de caso, Reunião de equipe, programação de reunião com pacientes e familiares, visitas na ala de internação de pacientes do ambulatório e outros.
Certamente, o campo de estágio permite que o estudante conheça melhor a profissão, sendo um divisor de águas. Pois, as vivências advindas desse campo permitem um maior contato com a comunidade e também com os profissionais, havendo uma troca de conhecimentos de grande valor e relevância.