INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial sistêmica (HAS), como a principal doença cardiovascular, é uma condição crônica relatada pelo aumento da pressão sanguínea e apresenta uma incidência elevada na população idosa. Destaca-se, portanto, a relevância da educação em saúde como uma ferramenta fundamental para promover o bem-estar e prevenir complicações associadas à hipertensão. OBJETIVO: Descrever a importância em desenvolver ações educativas em saúde voltada para pacientes idosos hipertensos. METODOLOGIA: A condução de uma ação educativa voltada para os cuidados da HAS foi realizada de forma abrangente, direcionada a todos os idosos integrantes do grupo. Inicialmente, foi conduzido um levantamento para avaliar o conhecimento prévio desses indivíduos em relação à HAS, onde foi direcionado de forma mais precisa aos conteúdos educativos e às áreas específicas que necessitavam de maior ênfase durante uma intervenção educativa.; RESULTADOS E DISCUSSÃO: os idosos inicialmente descobriram desconhecimento sobre a HAS e os cuidados essenciais para controlar a pressão arterial. Após uma intervenção educativa, que incluiu orientações sobre a importância do uso regular dos medicamentos, adoção de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos adaptados à capacidade individual eles receberam material informativo ilustrativo em forma de folders. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: é animador constatar que a abordagem direcionada à medição da pressão arterial, à correta utilização dos medicamentos e à incorporação de exercícios físicos gerou respostas positivas entre os participantes. Esses resultados indicam que o aprendizado e a aplicação prática das orientações descobertas foram eficazes para melhorar a compreensão e a adoção de hábitos saudáveis, representando um avanço na gestão e no controle da HAS.