Introdução: No Brasil, a Interação, Ensino, Saúde e Comunidade (IESC) desempenha um papel significativo na implementação efetiva do Sistema Único de Saúde (SUS) ao unir e promover uma colaboração entre a educação profissional proporcionada pelos cursos universitários e os serviços de saúde disponibilizados pelo SUS. Desde o ano 2000, o Ministério da Educação já homologou diversas versões das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos na área da Saúde com o objetivo de orientar as Instituições de Ensino Superior e promover mudanças alinhadas aos princípios do SUS. Essas diretrizes enfatizam a formação de profissionais generalistas com uma abordagem humanista, onde o SUS é integrado como um importante contexto de aprendizado, contrastando com o modelo anteriormente predominante. Com isso, o objetivo dessa cadeira é facilitar a conexão dos estudantes com o contexto psicossocial, econômico e sanitário da região, visando assegurar uma formação médica que permita oferecer cuidados abrangentes, respeitosos, éticos, reflexivos e centrados no ser humano. Objetivo: Relatar a experiência de duas acadêmicas de medicina ao cursar a disciplina de Interação, Ensino, Saúde e Comunidade. Desenvolvimento: A disciplina de IESC ocorre do 1º ao 8º semestre, sendo obrigatória na grade curricular do curso de medicina, a fim de promover um maior entendimento sobre o SUS desde o início do curso e aprimorar o contato dos estudantes com a Atenção Primária à Saúde (APS), desde a saúde da criança até a do idoso e as atividades realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O propósito dessa cadeira é inserir o estudante no contexto desses centros de atenção à saúde, nos semestres iniciais, através do acompanhamento no trabalho dos profissionais que nela atuam, como os agentes de saúde, os médicos e as enfermeiras, além de conhecer a demanda e a forma de trabalho das equipes de saúde, bem como, os processos de educação em saúde e de atenção domiciliar. Ademais, no 7º semestre aprendemos na disciplina as habilidades de comunicação, fundamentais principalmente na psiquiatria, bem como a nutrição correta de cada faixa etária e seu feitio. Finalmente, chegando ao 8º semestre, estagiamos na Associação Amparo Providência Lar das Vovozinhas, fundada em outubro de 1946, pelo Diácono Constantino Cordióli, e atualmente, a maior instituição de longa permanência do Rio Grande do Sul. Resultados: Evidenciou-se que a disciplina visa explorar todas as fases da vida, desde a infância, até a velhice, abordando as necessidades e peculiaridades de cada fase, a fim de formar médicos aptos a tratar qualquer faixa etária, de modo a garantir a equidade em vista de suas nuances. Considerações finais: Dado o exposto, nota-se a relevância da disciplina de Interação, Ensino, Serviço e Comunidade dentro da formação médica, visando sua função exímia de auxiliar os alunos a compreender o funcionamento do SUS e a importância de cada profissional dentro da APS. Por fim, essa abordagem centrada no ser humano é essencial para a prática médica humanizada e reforça a importância do acolhimento, da empatia e do cuidado integral com o paciente na promoção da saúde e bem-estar da comunidade.