A Prática de Ensino na Comunidade (PEC), uma disciplina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Lagarto, na qual discentes aprendem sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), vivenciando-o. Cada turma conhecerá ao longo do ano uma comunidade, seus desafios e suas potencialidades, assim, é possível promover o conhecimento sobre a saúde pública e a aproximação dos alunos com a comunidade. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências discentes vivenciadas na disciplina, mostrando a importância da PEC na formação de profissionais de saúde.
Entre os diversos temas abordados na disciplina, está a Promoção de Saúde (PS): uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população através de uma ação comum entre vários setores. Uma estratégia para operacionalizar a PS é o Método Bambu. Trata-se de um meio para impulsionar as potencialidades de uma comunidade, visando o seu fortalecimento e transformação.
A turma que descreve esse trabalho, ficou responsável por uma comunidade de um povoado, localizado em Lagarto-SE. Para conhecer a comunidade, os discentes aplicaram questionários, compreendendo melhor as características do local e relacionando-as com os conteúdos debatidos em sala. Os alunos conheceram ainda o Ponto de Apoio de Saúde do povoado, observando a má infraestrutura do local e ausência de atendimentos.
Depois, foi realizada uma roda de conversa com os moradores, fato que contribuiu para um maior conhecimento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) locais, além de possibilitar a idealização de uma ação que visasse contribuir para uma melhora na qualidade de vida do lugar. Durante a conversa, os estudantes explicaram à comunidade sobre o que é o Método Bambu e sobre como a autonomia é importante no processo de promoção de saúde. Nesse processo, a comunidade escolheu uma ação que gostaria que os discentes oferecessem para eles: o dia de saúde. Na data marcada, foram realizadas aferições de pressão arterial, de glicemia e oximetria. Além de orientações sobre saúde e hábitos saudáveis.
Os questionários mostraram que a comunidade possui 116 famílias, população predominante do sexo feminino, a maioria autodeclarados pardos ou pretos e com baixa escolaridade. Através de visitas as casas, discentes puderam estreitar relações, formar vínculos com a comunidade e promover ações de lazer. Além de conhecer de perto seus DSS e ouvir os anseios da população, foi possível fornecer orientações sobre os direitos e deveres do usuário do SUS, auxiliando na melhoria da saúde física e mental dos moradores.
Assim, as abordagens e estratégias utilizadas foram eficazes e atendem às necessidades dos alunos e da comunidade. Logo, fica evidente a importância da PEC para a formação acadêmica e cidadã dos futuros profissionais de saúde, já que ela possibilita uma maior aproximação dos estudantes com a comunidade ainda no início de seus respectivos cursos, contribuindo para uma formação humanizada, que atenda os princípios do SUS.