Ao longo da história muito se estudou acerca da importância da infância e do brincar, que passou de um simples ato de lazer para um relevante processo do desenvolvimento psíquico, motor, cognitivo, afetivo, cultural e social. As crianças em idade pré e escolar apresentam grande desafio em termos de promoção à saúde, pois é necessário utilizar estratégias lúdicas que estimulem a participação e a aquisição de conhecimento, levando à adoção de comportamentos saudáveis. Na atual Constituição Federal Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, há o reconhecimento da proteção à infância e do reconhecimento da criança enquanto sujeito de direitos que também tem voz e que é capaz de ser participativo e protagonista no seu processo de construção histórico, cultural e de direitos. É através desta compreensão de que a criança é sujeito cidadão que o brincar foi empregado como estratégia de conhecimento dos direitos na infância com a utilização do desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças de 03 a 12 anos para promoção da saúde e participação social em uma unidade de saúde da família do município de Santos, estado de São Paulo. Assim, esse relato tem por objetivo descrever as atividades e ações lúdicas que foram conduzidas pelos profissionais assistente social e nutricionista da Equipe Multiprofissional (e-Multi) e pelos estagiários dos cursos de graduação em Nutrição e Serviço Social da UNIFESP/BS, com periodicidade quinzenal, na sala de espera da pediatria de Unidade de Saúde da Família, localizada em um território de extrema vulnerabilidade social, durante o segundo semestre de 2023. As temáticas trabalhadas foram de encontro ao tema central dos direitos das crianças, em especial direito a saúde, ao lazer e cultural, a alimentação adequada e saudável e ao respeito a diferenças e diversidade. As estratégias lúdicas adotadas foram: contação de história, desenhos para colorir, jogos e brincadeiras tradicionais e populares, oficina de plantio e dobradura. Uma vez que o brincar, que é a principal ocupação da infância e permeia todo o seu cotidiano, é o meio pelo qual a criança desenvolve as suas potencialidades, habilidades físicas, emocionais e psíquicas, a brincadeira passa a ser uma importante ação de promoção de saúde e de participação social. Por meio do projeto Uni Duni Tê, as crianças frequentadoras da unidade de saúde da família tiveram a oportunidade de vivenciar que o equipamento de saúde não é só um local para tratamento de doenças, e sim um espaço de promoção de saúde e de participação social. A eficácia dessa atividade na sala de espera da pediatria foi avaliada através das considerações e opiniões coletadas por meio de um diário de campo onde falas das crianças expressaram uma melhora na interação com os profissionais de saúde e em como o aprender-brincando pode ter valor na construção de cidadãos conscientes e participativos na compreensão dos direitos da infância.