Como nuvens de palavras estão Quebrando Barreiras na educação prisional

  • Author
  • Tiago Antônio Heringer
  • Co-authors
  • Daiane Raquel Kist Back , Pauline Schwarzbold , Eduarda Gassen Boeira , Eduarda Ghisleni: , Karine Zenatti Ely , Marcela Haupt Bessil , Milena Mantelli , Lia Gonçalves Possuelo
  • Abstract
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    Apresentação: As nuvens de palavras (NP) são uma forma de representar visualmente a perspectiva do senso comum sobre algum assunto ou apresentação, sendo representado por palavras descritas pelos espectadores que são dispostas em forma de “nuvem” sendo que as palavras escritas com maior frequência ficam de tamanho maior ou de cor mais intensa, conforme o software utilizado para a representação da NP. Este trabalho tem o objetivo analisar o conteúdo das nuvens de palavras (NP) obtidas nas Oficinas ministradas para os professores dos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAS) que atuam no sistema prisional do Rio Grande do Sul. Desenvolvimento do trabalho: Essa análise foi realizada utilizando de abordagem qualitativa da análise do discurso dos educadores, conforme Bardin, através das NP obtidas durante as oficinas do Projeto de comunicação em saúde “Quebrando Barreiras” que foi executado em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) e Secretaria Estadual de Saúde (SES), nas dez regiões penitenciárias do Estado do Rio Grande do Sul. As NP aqui analisadas referem-se aos dados parciais do projeto referente a seis oficinas. Para coleta de dados foi utilizado o site Mentimeter. Resultados: Foram obtidas 156 respostas, e observou-se que a palavra predominante da NP foi CONHECIMENTO, o que corrobora com as reflexões realizadas pelos professores durante as oficinas em relação ao desconhecimento de alguns processos e políticas adotadas nas instituições prisionais, Referiram que muitos atores que integram a comunidade carcerária não possuem esse tipo de conhecimento. Na mesma linha da NP se destacam as palavras SAÚDE e APRENDIZADO, dando sentindo ao propósito das oficinas de educação em saúde e mobilização social de atores do sistema prisional para o combate a tuberculose e Hepatite C. Em um terceiro nível de citação se encontram as palavras COMPREENSÃO, COLETIVIDADE, COMPARTILHAMENTO, INTEGRAÇÃO e RECOMEÇO, expressões que demonstram, juntamente com os discursos, a necessidade do olhar mais atento para esses profissionais e suas demandas no que se refere ao trabalho que realizam. Durante as oficinas os professores relataram que muitos docentes não conseguem ministrar suas aulas por falta de entendimento por parte dos outros setores e profissionais que atuam no sistema prisional sobre a importância da educação como ferramenta de reintegração dos indivíduos privados de liberdade à sociedade. Isso fica claro com a presença das palavras que vem logo após CONSCIENTIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, TROCA e COOPERAÇÃO. Outras palavras em que corroboram com essa fala são: DIÁLOGO, ACOLHEDOR, APRENDIZAGEM, ESCLARECIMENTO, NECESSÁRIO, ÚTIL e TROCA DE EXPERIÊNCIAS. Considerações finais: A partir da análise das NP foi possível documentar vivencias e reflexões de oficinas realizadas com professores onde ficou evidente a necessidade da realização de encontros entre os setores que atuam dentro das instituições penais, de modo que a comunidade carcerária, como um todo, possa trabalhar conjunta e integradamente com o intuito de efetivar as políticas públicas e, de fato, reintegrar as pessoas privadas de liberdade à sociedade.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Pessoas Privadas de Liberdade, Promoção da Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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