Apresentação: A contação de histórias é uma forma lúdica de contribuir para a aprendizagem das crianças e um poderoso estímulo à imaginação por auxiliar no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, além de estimular a atenção e melhorar a capacidade de comunicação, a oralidade e a expressão. Ao considerar os aspectos biopsicossociais do indivíduo, não se pode separar a imaginação da intuição, da emoção, das sensações, da audição, do tato, da visão, do paladar. Tal prática estimula a reflexão sobre si e sobre o mundo, contribuindo na formação da personalidade da criança e envolvendo a esfera socioafetiva. Considerada uma tecnologia leve da saúde, a contação de histórias influencia a criança a vivenciar, se expressar e dramatizar de maneira imaginária as ações realizadas pelos personagens e relacioná-las ao seu cotidiano, o que facilita a aprendizagem de novos conhecimentos e ajuda a desenvolver o pensamento abstrato, já que tal prática permite a visualização dos fatos. As cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real; pois, é no âmbito das relações do cotidiano, através das interações sociais e familiares que as crianças se desenvolvem. Quando se conta uma história em grupo, proporciona-se a experiência de expressar as opiniões individuais e a de ouvir o outro, possibilitando promover um ambiente empático e de respeito mútuo; bem como, reforçando comportamentos sociais desejáveis. O contato da criança com a contação de história, possibilita o processo de construção do seu desenvolvimento e aprendizado. A contação de história é uma ferramenta que deve ser inserida desde o início da vida escolar, é através da mesma que a criança tem o primeiro contato com o mundo literário.Adicionalmente, vale destacar que a literatura científica relaciona a contação de história à promoção de bem estar, tendo impacto positivo na saúde mental e física. A contação de história proporciona um ambiente diferente para as crianças e a atenção dos pequenos nas narrativas das histórias leva-as a reduzir o estresse e a ansiedade. Em relação a saúde física, o riso produzido durante uma história divertida pode diminuir os níveis de cortisol e aumentar a endorfina, melhorando o humor e o bem-estar. A contação de história é um recurso utilizado em atividades de promoção à saúde, em especial com o público infanto-juvenil. Evidencia-se na literatura a aplicação desse recurso em diversos contextos e espaços, como: hospitais, serviços especializados (CAPS infantil), serviços de saúde da atenção primária, creches, escolas privadas e públicas, incluindo instituições de ensino cadastradas no PSE. Publicações científicas apresentam relatos sobre o uso de contação de histórias acerca dos temas alimentação saudável, saúde bucal, saúde mental, higiene e qualidade de vida. Nesse contexto, o trabalho visa relatar a aplicação da técnica de contação de histórias como uma estratégia pedagógica para a promoção da saúde, com vistas à prevenção e tratamento da pediculose em crianças. Relato da experiência: Trata-se de uma experiência ocorrida no Projeto de extensão “Educação, saúde e nutrição na escola: fortalecendo laços intersetoriais no PSE” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que apóia à Atenção Primária à Saúde-APS do SUS com vistas a fortalecer ações no contexto do Programa Saúde na Escola-PSE. As ações de promoção à saúde e prevenção de doenças visam contribuir com a melhoria da saúde e qualidade de vida dos estudantes, sob uma perspectiva interprofissional e intersetorial, integrando professores e alunos da universidade, profissionais da saúde e da educação. As atividades do projeto são realizadas a partir de diagnósticos situacionais realizados em escolas públicas localizadas em bairro de alta vulnerabilidade socioeconômica e cadastradas no programa PSE. Em 2023, após visitas a três instituições de educação infantil de um bairro, identificou-se a pediculose como um dos problemas recorrentes na comunidade escolar. Nesse contexto, os participantes do projeto produziram o livro infantil “A princesa Lila e os visitantes misteriosos”, em formato digital, como recurso para ações de saúde. A história é composta por um narrador e três personagens (princesa Lila, coruja conselheira e uma fada). O texto aborda as formas de transmissão, tratamento e prevenção à pediculose, e foi revisado por profissional de saúde da APS. Posteriormente, os alunos extensionistas participaram de capacitação em formato de oficina de contação de histórias. O planejamento e ensaios para a contação da história do livro foram realizados na universidade, de forma colaborativa englobando extensionistas e a docente responsável. Em dezembro de 2023, o projeto recebeu o convite para realizar uma ação educativa durante um evento cultural em um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, que atende 237 crianças entre 2 e 5 anos de idade. Assim, em uma manhã de sábado, a história “A princesa Lila e os visitantes misteriosos” foi contada em duas apresentações para crianças, pais, responsáveis e professores da educação infantil, enfatizando a importância da prevenção e cuidados em relação à pediculose. Ao final, buscou-se avaliar a apreensão das informações pelo público participante, utilizando perguntas-e-respostas sobre pediculose e estimulando a participação de pais e alunos, que interagiram em massa nesse momento. Resultados: Ações em saúde são importantes ferramentas de combate a lacunas sociais existentes, uma vez que, pessoas em situação de vulnerabilidade, padecem com escassez ou falta de acesso à informação segura sobre saúde. A intervenção realizada, alcançou uma considerável compreensão acerca da temática abordada, que foi percebida pelo potente coro de respostas corretas às perguntas realizadas. A aceitação da estratégia (contação de história) foi observada pela interação com os participantes durante a apresentação; bem como pelos comentários ocorridos logo após. Avalia-se a intervenção como positiva considerando a reação e expressões faciais das crianças, pais e responsáveis, educadores e profissionais de saúde. A abordagem adotada criou condições que possibilitaram a assimilação do conhecimento pelos envolvidos, proporcionando aos participantes uma compreensão lúdica e memorável de informações relacionadas à saúde, potencialmente facilitando a incorporação de hábitos saudáveis em seu cotidiano. Diante do impacto positivo, destaca-se a importância crucial de integrar essas metodologias à rotina escolar, visando promover uma educação em saúde mais eficaz e sustentável, pois representa um recurso útil para estimular a mudança de comportamento e o desenvolvimento de hábitos saudáveis na população. Dessa forma, a escola torna-se um espaço essencial na promoção de trabalhos educativos como esse, pois favorecem a aprendizagem ativa e estimula as crianças a atuarem como agentes multiplicadores das informações nas próprias famílias e entre amigos. Considerações Finais: Diante da experiência, verificou-se que a contação de história, considerada uma tecnologia leve na saúde, mostrou-se como uma estratégia importante para a disseminação de informações acerca da prevenção, promoção e tratamento da pediculose, contribuindo positivamente na educação em saúde dos indivíduos alvo da ação realizada, bem como de seus responsáveis. Ademais, é um recurso que oferece benefícios significativos para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, essa tecnologia não apenas enriquece a experiência educacional, mas também promove a saúde e o bem-estar, tornando-se uma ferramenta indispensável que contribui para o desenvolvimento da criatividade, da socialização e da sensibilização do público alvo. Sabendo-se que o território atendido possui elevada vulnerabilidade socioeconômica, a ação realizada no contexto do PSE colaborou com a construção de um espaço educativo significativo, visto que, contribui com a redução de desigualdades geradas pelo menor acesso à determinantes sociais, como saúde e educação.