Residências Multiprofissionais em Saúde da Família: campo fértil para desenvolvimento da Educação Interprofissional

  • Author
  • Lilian Bertanda Soares
  • Co-authors
  • Dinakezia Almeida Pereira de Jesus , Paula Beatriz de Souza Mendonça , Carolina Dutra Degli Esposti
  • Abstract
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    Apresentação: A Atenção Primária à Saúde (APS) é o principal modelo de atenção à saúde definido no Brasil a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição Federal de 1988 e pretende promover uma ruptura com o modelo hospitalocêntrico e uniprofissional. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), caracterizada pela educação em serviço, é uma pós-graduação lato-sensu que visa qualificar profissionais para atuarem na APS. Ela aproxima os residentes da Educação Interprofissional (EIP), definida como a aprendizagem de dois ou mais profissionais de diferentes saberes, de forma interativa, um com o outro e sobre o outro. A EIP contribui para o ganho de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que levam à prática colaborativa, vista como essencial para resolver os problemas complexos relacionados à saúde da sociedade atual, por ser focada no paciente, família e comunidade e buscar atuação com vistas à integralidade. O objetivo deste trabalho é caracterizar a EIP na RMSF no Brasil. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma revisão de escopo da literatura, a partir da seguinte pergunta norteadora: Como ocorre a Educação Interprofissional em Residências Multiprofissionais em Saúde da Família no Brasil? O levantamento foi realizado entre os meses de setembro de 2023 e janeiro de 2024 nas seguintes bases de dados e bibliotecas: Medline (National Library of Medicine)/Pubmed; Cochrane Library; Scopus; Embase; Web of Science; SciELO (Scientific Electronic Library Online); Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem) via BVS (Biblioteca Virtual em Saúde); Catálogo de Teses e Dissertações CAPES; BGTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e Google Acadêmico. Utilizou-se o acrônimo PCC: População (P), Conceito (C) e Contexto (C) na construção da estratégia de busca dos textos, em que: P = residentes; C = Educação Interprofissional; e C = Atenção Primária à Saúde. Os descritores utilizados foram: Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Educação Permanente; Internato não-médico; Educação Interprofissional; Equipe de assistência ao paciente; e Relações Interprofissionais, assim como seus correspondentes em inglês e espanhol, combinados por meio dos operadores boleanos AND e OR. Os critérios de inclusão para a seleção do material foram: 1) trabalhos derivados de pesquisas (artigos originais, dissertações e teses) e relatos de experiência; 2) ter sido publicado desde 2005, ano de criação das Residências Multiprofissionais em Saúde pelos Ministérios da Saúde e Educação e Cultura; 3) ter sido publicado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola; 4) estar disponível como texto completo em uma das bases de dados utilizadas, adotando como critério de disponibilidade aquele concedido via acesso da rede institucional do pesquisador; e 5) tratar da RMSF no Brasil. Os critérios de exclusão adotados foram os seguintes: trabalhos duplicados; editoriais, artigos de opinião ou de revisão e resumos de eventos científicos; e trabalhos que não versavam sobre a temática do estudo. A seleção foi realizada por duas pesquisadoras, de forma independente, utilizando-se o software de revisão gratuito da web de versão única denominado Rayyan Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI), disponível no link https://rayyan.qcri.org. O material foi analisado segundo a análise de conteúdo temática descrita por Minayo. Após a leitura flutuante, construiu-se um corpus, o qual foi dividido, posteriormente, após a criação de hipóteses, em três unidades de registro (fatores que facilitam a EIP, fatores que prejudicam a EIP e resultados da EIP na APS). Na última etapa, a fim de retirar a subjetividade, foi utilizado o software Interface de R Pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). A Classificação Hierárquica Descendente (CHD), a qual corresponde a classes de Segmentos de Texto (ST), gerou um dendrograma composto por seis sessões correspondentes às três unidades de registro. Resultados: Foram identificados 3.407 textos, dentre estes 1.558 duplicados. Dos 1.849 textos restantes, 1.791 foram excluídos após leitura de título e resumos e 52 excluídos após leitura completa, restando seis trabalhos, os quais foram incluídos na análise. Dos  seis documentos analisados, cinco eram artigos científicos e um era dissertação. Dentre estes, dois foram produzidos na região Sul, dois na região Sudeste, um na região Norte e um na região Nordeste.  A CHD gerada na última etapa da análise do conteúdo foi formada por 18 textos, destacados por 131 segmentos de texto, dos quais 107 obtiveram aproveitamento total (81,7%). Foram registradas: 4.697 ocorrências de palavras; 825 formas de palavras diferentes; e 505 hapax, ou seja, palavras com apenas uma aparição. A análise é composta por um corpus único que se repartiu em dois subcorpus, gerando duas categorias analíticas. Uma categoria gerou as classes: I (14%); III (15,9%); e IV (20,6%), sendo as classes III e IV as com maior proximidade do discurso. Já a segunda categoria gerou as classes: VI (14,9%); II (16,8%); e V (17,6%), sendo as classes II e V aquelas com discurso mais aproximado. A primeira categoria aborda mais detalhadamente os fatores que envolvem os recursos humanos no contexto da interprofissionalidade: classe I - resultados (principais palavras: assistência; visão; grupo; conhecimento; e integra); classe III - processo de  trabalho (principais palavras: ação; falta; EIP; complementar; e agenda); e classe IV - relacionamento (principais palavras: diferentes; comunidade; participante; discussão; e serviço). Na segunda categoria emergem as circunstâncias para desenvolvimento da EIP, nomeadas da seguinte forma: classe VI - cenário (principais palavras: residência; período; unidade de saúde; processo; e reunião); classe II - competências (principais palavras: interprofissional; colaboração; preceptor; liderança; e comunicação); e classe V -  obstáculos (principais palavras: interferência; médico; resistência; institucional; e modelo). A análise do material permitiu identificar que o desenvolvimento da EIP na RMSF é favorecido por meio das atividades realizadas em conjunto entre os residentes e os demais profissionais do serviço, no campo de prática. Percebe-se a ocorrência da EIP no cotidiano da equipe multiprofissional, sendo desenvolvida principalmente por meio de atividades de promoção à saúde em grupo junto à comunidade, de discussões de casos envolvendo os profissionais de núcleos de saberes diversos e, em alguns casos, o paciente, reuniões colegiadas com a gestão, reuniões de equipe. No entanto, são observados obstáculos relacionados à resistência de profissionais formados segundo o modelo biomédico e de gestores com práticas engessadas, que ainda reverberam o processo de trabalho. Como resultados da relação da EIP na RMSF, observa-se a transformação na assistência, por meio de ampliação na visão dos profissionais que começam a contemplar o paciente de forma integral, com aprendizado mútuo. Considerações finais: O presente estudo permitiu identificar a produção científica sobre a EIP em RMSF no Brasil, revelando uma produção ainda incipiente, concentrada em estudos realizados predominantemente nas regiões Sul e Sudeste, a partir de 2018. Os estudos analisados revelam que a EIP desenvolvida nas RMSF colabora para a melhoraria da conduta dos profissionais da APS, com vistas à uma assistência mais assertiva às necessidades dos usuários, consequentemente, colaborando para um SUS mais fortalecido como política pública. Esse desenvolvimento é influenciado positivamente pela própria característica da RMSF, que conta com equipes multiprofissionais e prevê o trabalho integrado entre esses. No entanto, a visão uniprofissional dos profissionais já atuantes nos serviços e o engessamento das práticas gerenciais dificultam a implementação da EIP nas RMSF.

  • Keywords
  • Educação interprofissional, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Internato não médico, Formação de recursos humanos
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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