Incentivos para a Pesquisa durante a Graduação em Medicina: Um relato de experiência

  • Author
  • Pedro Rodrigues Teixeira
  • Co-authors
  • Lucca Tamara Alves Carretta , Vanessa Cristina Rodrigues de Oliveira , Matheus Souza Colares , Vitor Marques de Martim , Caio Duarte Neto , Simone Karla Apolonio Duarte
  • Abstract
  • Apresentação: A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa na qual acadêmicos de diferentes cursos, em conjunto a um professor orientador, podem idealizar e concretizar projetos de pesquisa. A IC é uma forma de promover uma prática e um intenso contato com o meio científico desde o início da graduação, fornecendo experiências na escrita de projetos e artigos científicos e viabilizando que o aluno trabalhe em prol do conhecimento e do avanço científico. Núcleos de Pesquisa (NP) são ambientes com a participação de pesquisadores dedicados a uma temática comum, oportunidade enriquecedora para o currículo e educação dos graduandos. Desse modo, objetiva-se relatar a experiência e aprendizados envolvidos no desenvolvimento de projetos de pesquisa, de iniciação científica e participação em núcleos de pesquisa pelo ponto de vista acadêmico.  Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos e por seus professores orientadores do Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), a partir da participação em projetos de iniciação científica dos editais de IC da EMESCAM, com apoio de agências de fomento à pesquisa, nos anos de 2022 a 2024, frutos de um NP ligado à instituição. Durante esse período, foram conduzidas pesquisas na área de urgência e emergência, contemplados pelo edital de IC da EMESCAM. Os alunos participaram das diversas etapas do projeto, desde a coleta da amostra para montar o banco de dados da pesquisa, seguindo para a análise dos dados coletados, por fim interpretando os resultados e elaborando artigos baseados nas evidências. Os projetos e artigos foram apresentados em eventos científicos, trabalhando além da prática da ciência, a sua propagação e oratória.  Resultados: Ao longo de todo o processo, tornou-se cada vez mais evidente o quão importante é promover pesquisas científicas, seja através do edital de IC ou por outros trabalhos extracurriculares. Não é simples conduzir um projeto, sendo essencial estar atento quanto a influência de diferentes tipos de viés, e com a prática na sua formação o aluno tem oportunidade de desenvolver esse olhar crítico. A atenção especial a metodologia não beneficia apenas os seus próprios trabalhos, mas também permite que o graduando seja seletivo nos artigos científicos nos quais baseia seu conhecimento, fato importantíssimo para a educação continuada. Considerações Finais: A IC serve como incentivo, além de mecanismo facilitador, para uma formação pautada na escrita e pesquisa científica. É essencial que os alunos tenham essa prática durante a graduação, momento perfeito para aperfeiçoar os conhecimentos, treinar a escrita, aprender a planejar e interpretar uma pesquisa. A chave para continuar com os avanços dos últimos anos na área da saúde é proporcionar experiências na pesquisa para aqueles que hoje estão em formação, garantir que a sede por conhecimento seja propagada é essencial para desvendar questões que a muito afligem a área da saúde.

  • Keywords
  • Estudantes de Medicina, Grupos de Pesquisa, Ensino, Escrita Científica
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back