Apresentação: O Componente de Provimento e Fixação de Profissionais das equipes multiprofissionais é um Projeto do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi/SESA) e compõe o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, mediante a integração ensino-serviço, promove formação de profissionais atuantes na APS nos municípios do Estado do Espírito Santo. Visando a qualificação de profissionais através das atividades gerenciais, assistenciais, educacionais e práticas territoriais (quadrilátero da formação), em cena da atenção e imerso na colaboração interprofissional, contemplando formação gratuita e de alta qualidade aos profissionais de saúde interessados na formação especializada para atuação no nível da APS. Neste processo formativo, instituiu-se duas figuras, docentes assistenciais e orientadores, sendo o primeiro, inserido no contato direto com os profissionais em formação e o segundo, como peça chave para o desenvolvimento de materiais, organização pedagógica e suporte educacional. Tendo em vista a importância desses atores no desenvolvimento e formação dos profissionais das equipes multiprofissionais ampliadas da APS no ES, objetiva-se apresentar o papel dos docentes assistencial e orientador no Provimento Multiprofissional.Desenvolvimento: Os docentes assistenciais são as figuras responsáveis pela transmissão do conteúdo didático de maneira síncrona e presencial no território, sendo profissionais que moram e conhecem o território e fazem acompanhamento dos profissionais em formação por meio de metodologias ativas, proporcionando ensino-aprendizagem dinâmico, conforme mudanças e necessidades implicadas pelo território e gestão, desenvolvendo competências técnico-pedagógicas através de inovação educativa. Os docentes orientadores, atuam no backstage formativo, utilizando atividades educativas, metodologias diversificadas, elaboração de documentos orientadores, manejo e estruturação do ambiente virtual de aprendizagem, assessoria diária aos docentes assistenciais na formação continuada. Assim, estrutura-se uma rede pedagogia colaborativa, onde docentes trocam informações, retroalimentam conteúdos técnicos, pedagógicos, territoriais e feedbacks dos cursistas a respeito dos temas problematizados na formação. A educação é chamada a realizar a mediação entre o conhecimento científico e o comportamento ético-político, formando indivíduos de acordo com os valores requeridos em uma realidade em mudança. Resultados: As aulas transcorrem com seminários temáticos, grupos de estudo, videoconferências, estudos individualizados, práticas de pesquisas, fóruns, rodas de conversa, leitura dirigida, estudos de caso, simulações, dramatizações, apresentação de resenhas e relatórios. Dessa forma, docente assistencial e orientador proporcionam uma formação orientada por exploração do conhecimento, colaboração e interação, desenvolvendo competências, habilidades, atitudes e ética, contribuindo na sensibilização do profissional, que participa do processo e consegue modificar a realidade no território de atuação, sendo que o grande beneficiário de todo o processo é o usuário que chega a esse profissional capacitado nas UBSs e também participa dessa grande rede de troca de experiências, proporcionando desenvolvimento de atividades coletivas, atendimentos, trabalhos científicos e relatos de experiência exitosos. Considerações finais: Deste modo, a educação orientada por metodologias ativas de aprendizado ou práticas de intervenção na realidade, favorecem o compromisso dos serviços públicos de saúde com as atribuições, diretrizes e princípios do SUS, no qual deve focalizar a experiência, processos de subjetivação individual e coletiva, ressingularização institucional, democratização da sociedade e defesa dos processos libertários como o centro do processo de ensino e aprendizagem.