TEMA: CUIDADO EM SAÚDE COM CRIANÇAS YANOMAMIS HOSPITALIZADAS: UM ESTUDO CARTOGRÁFICO
Apresentação
A crise de natureza humanitária, que tem se intensificado nos últimos anos decorrentes do avanço do garimpo ilegal e da desassistência sanitária e nutricional, é evidente no território Yanomami. As crianças Yanomamis têm sido, fortemente, impactadas por esse contexto e têm chegado em condições críticas de saúde ao Hospital da Criança Santo Antônio, localizado em Boa Vista-Roraima.
Diante desse cenário, faz se necessário, também, iniciar a discussão do processo de cuidado às crianças Yanomamis hospitalizadas nessa unidade de saúde. O objetivo geral desse projeto de sistematização de experiências é compreender a partir da experiência do vivido do profissional de saúde, os limites e as possibilidades do cuidado com crianças Yanomamis hospitalizadas.
Desenvolvimento do trabalho
Trata-se de um projeto de sistematização de experiências inspirado na cartografia como uma provocação de produção de conhecimento centrada e tecida na dinâmica das afecções e intersecções do pesquisador, autor do estudo, no cuidado com crianças Yanomamis hospitalizadas. A cartografia tem sido empregada em estudos do campo da saúde, com a finalidade de abordar um conhecimento que se revela no ato do cuidado.
O estudo cartográfico terá o recorte temporal de fevereiro a dezembro de 2022, período em que estive lotado, exclusivamente, na Coordenação Indígena do Hospital da Criança Santo Antônio no município de Boa Vista-Roraima. A produção dos dados ocorrerá através da revisitação das anotações dos atendimentos produzidos pelo pesquisador. A análise do material será realizada por meio da análise de implicação, conceito da Análise Institucional. O processo de análise do material desse estudo objetiva reconhecer e discutir as implicações presentes nas intervenções do pesquisador, assim como, também, analisar e discutir o cuidado produzido com crianças Yanomamis.
Resultados esperados
Espera-se a utilização do estudo enquanto uma ferramenta para a construção de estratégias e práticas de cuidado que venham a corroborar para uma melhoria nas condições de vida e saúde das crianças Yanomamis hospitalizadas no Hospital da Criança Santo Antônio, na cidade de Boa Vista-Roraima.
Considerações finais:
As concepções de Saúde e Doença dos indígenas estão vinculadas às tradições, crenças e valores de cada comunidade indígena. A forma em que produzimos cuidado, também, é fruto dos nossos aspectos socioculturais ocidentais. Dessa maneira, pensar o cuidado da criança Yanomami, somente, dentro dos nossos valores é não reconhecer a integralidade presente na constituição da sua cultura, do seu modo de ser, de viver e de pertencimento ao seu povo Yanomami. A recusa desse entendimento limita as práticas na produção do cuidado em saúde; o que pode se configurar enquanto um potencial dificultador no processo de recuperação dessa criança no período em que estiver hospitalizada.