Trata-se de um relato de experiência do desenvolvimento da Cartilha Educativa Viver é envelhecer - Campanha de sensibilização ao idadismo, desenvolvida na disciplina de Cuidado do Adulto e da Pessoa Idosa do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, com a participação dos discentes e docentes da turma, idosos do grupo SESC e colaboradores, a fim de desenvolver atividades intergeracionais e conscientizar sore o tema idadismo.
A Cartilha Educativa Viver é envelhecer - Campanha de sensibilização ao idadismo, foi idealizada por docentes da disciplina Cuidado do Adulto e da Pessoa Idosa do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, que propuseram a realização da cartilha pelos discentes, de maneira que agregassem conhecimentos práticos e teóricos para a produção de um conteúdo rico e informativo, e, com a revisão e complementação de colaboradores a cartilha foi concluída, a fim de propagar conhecimento e informação sobre a temática.
A princípio, os discentes produziram o conteúdo da cartilha combinando referências bibliográficas e experiências vividas nas partes teórica e prática da disciplina, reunindo e aprofundando seus conhecimentos e vivências sobre o tema, de forma a formular um conteúdo fidedigno e robusto para a cartilha. Os alunos participaram de oficinas intergeracionais, que foram viabilizadas por uma parceria GTESP-UnB, Sesc e o Projeto RenovaAção Pessoa Idosa da Defensoria Pública do DF, com um grupo de pessoas idosas do Sesc, que permitiram a interação e a troca de experiências entre eles, e garantiu maior conscientização e debates sobre o tema. A partir disso, a cartilha foi entregue para a primeira revisão e para desenvolvimento de design para a monitora da disciplina, com a supervisão dos docentes, que auxiliaram na escolha de imagens inclusivas, conteúdo didático e de fácil compreensão, formatação e detalhes finais. A cartilha foi editada através do site Canva, onde o design foi confeccionado, e as imagens utilizadas são de autoria dos colaboradores e do banco público de imagens disponível na internet.
Por fim, o desenvolvimento desse projeto foi enriquecedor para todos os participantes em diversos aspectos, pois aprofundou os conhecimentos sobre idadismo, proporcionou momentos de vivência intergeracionais e trocas de experiência, possibilitou o desenvolvimento de um material de qualidade para ser divulgado e propagar esse conhecimento aos interessados e permitiu a participação dos integrantes numa ação de combate ao idadismo e enfrentamento dessa maneira de discriminação.