Além das Palavras: Como os desenhos estão transformando a compreensão sobre uso racional de medicamentos

  • Author
  • Suely Chagas
  • Co-authors
  • Genize Kaoany Alves Vasconcelos , André Vinycius Cunha Pereira , Mie Muroya Guimarães
  • Abstract
  •  

     

    Apresentação: O uso inadequado de medicamentos pode trazer prejuízos à saúde individual e coletiva que vão desde dependência química até riscos de intoxicação aguda, podendo resultar em óbito, representando sério desafio para saúde pública. Visando promover a conscientização da população sobre riscos da automedicação e uso inadequado de fármacos, o dia 5 de maio foi  instituído como o dia Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM). Para conscientizar a população de Manaus/AM sobre tais riscos, o Conselho Regional de Farmácia do Amazonas, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde - Dra. Rosemary Costa Pinto e outros parceiros de instiuições públicas e privadas, promoveu a 7ª edição da campanha sobre o tema, realizada entre 29 de abril e 5 de maio de 2024, com destaque para o lançamento do primeiro concurso de desenho com a referida temática. 

    Desenvolvimento: Para a campanha, foram planejados vários eventos e atividades destinadas a fomentar o tema, a saúde e o bem-estar da população, como talk shows, competições, gincanas, práticas esportivas, e os concursos de paródia, fotografia e desenho. De todas as atividades realizadas, destaca-se o concurso de desenho, que teve como proposta proporcionar aos participantes experiências que estimulassem novas formas de aprendizagem, promovendo o crescimento do espírito criativo e participativo, ao mesmo tempo em que orientavam para os perigos da automedicação e do uso irracional de medicamentos. O concurso teve divulgação principalmente nas escolas públicas. Os critérios de avaliação incluíram coerência com o tema proposto, vivacidade, traçado, colorido e impacto visual. A população participou da avaliação, votando através das redes sociais e durante a exposição dos desenhos impressos na abertura da Campanha, realizada no Teatro de Shopping da cidade. Os três melhores trabalhos, de acordo com os critérios, foram agraciados com certificados e prêmios.

    Resultado: O concurso contou com a participação de 32 inscritos, cuja idade média foi de 11 anos. No total, foram registrados 2.656 votos, sendo 572 provenientes das redes sociais e 2.084 votos através do google forms (link). Durante a exposição dos desenhos, alunos e professores estiveram presentes. Os educadores mencionaram que durante as aulas, houve debates acerca do tema. Várias obras retrataram situações cotidianas relacionadas ao uso inadequado de medicamentos, onde as crianças utilizaram sua imaginação para expressar essas situações, evidenciando a compreensão dos perigos associados ao uso inadequado de medicamentos sem orientação médica. A capacidade criativa e o impacto gerado pelas obras foram destaque para os espectadores da campanha, atingindo assim os objetivos da promoção do URM também na sociedade.

    Considerações finais: A estratégia utilizada para promover a conscientização do uso racional de medicamentos foi além das palavras, abraçando a arte através dos desenhos para abordar um tema muitas vezes difícil, especialmente para o público infantil. Através dessa abordagem, compreendemos a importância da educação das crianças, reconhecendo que ao propagar informações sobre o uso responsável de medicamentos desde cedo, construindo uma base sólida para uma sociedade mais informada e saudável.

  • Keywords
  • Arte, Medicamento, Uso Racional
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back