O monitoramento é uma ação importante na execução de qualquer projeto. Através desta ação, o gestor pode identificar se todas as atividades programadas foram executadas como planejado, detectando falhas, possibilitando intervir de forma imediata, ou propor alterações para um próximo processo.
Neste trabalho iremos discorrer sobre o monitoramento do eixo temático I da 3ª Turma do Curso de Especialização em Gestão de Processos Formativos no âmbito do SUS/BA com ênfase em tecnologias educacionais, curso ofertado pela ESPBA a profissionais que atuam na área de saúde do Estado da Bahia.
Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário eletrônico Forms disponibilizado através do sistema Microsoft Teams Surveyno Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle utilizada no curso. As questões tiveram opções de respostas baseada na escala tipo Likert, onde os discentes escolheram um dos pontos fixos estipulados na linha, em um sistema de cinco categorias de resposta (pontos), partindo do “abaixo da expectativa” até “superou a expectativa”, permitindo assim, respostas variadas de classificação. Contou ainda com questões para identificação dos pontos positivos, pontos que precisam melhorar e as sugestões de melhorias. A coordenação do curso estabeleceu como média geral de desempenho para as ações propostas o valor de 4,0, o que corresponde a "atendeu a expectativa".
O total de respondentes do questionário foi de 24 discentes, o que corresponde a 73% da turma, em um total de 33 discentes matriculados, sendo dividido por turmas
- A turma 01 é composta por 12 discentes; no total, 10 discentes responderam aos questionários, o que corresponde em termos percentuais a 83% do total da turma.
- A turma 02 é compota por 11 discentes, sendo que 07 discentes responderam ao questionário, o que corresponde em termos percentuais a 63%% do total da turma.
- A turma 03 é compostapor 10 discentes, sendo que 07 discentes responderam ao questionário, o que corresponde em termos percentuais a 63% do total da turma.
A análise foi realizada buscando evidenciar o nível de desempenho individual e coletivo das ações propostas e realizadas no Eixo I, o que envolve os indicadores de entrada e processos da ação educativa.
Constatamos que os problemas pontuados acerca das questões pedagógicas como: estudo dirigido, espiral construtivista podem ser ajustados ainda na turma atual uma vez que teremos a Oficina: Vivenciando a Mediação com as Estratégias Pedagógicas Inovadoras.
No que se refere às questões de natureza de estrutura física e tecnológica, estas já são do conhecimento da gestão administrativa e gerencial, o que não impede de reforçarmos junto a gestão as necessidades identificadas.
Em nossa avaliação concluímos que o objetivo específico do eixo I foi atingido. As sugestões dos discentes serão analisadas por todos os envolvidos na ação educativa; ressaltamos que as questões pedagógicas poderão ser revistas e alteradas ainda no processo em curso para que não impacte nas aprendizagens a serem realizadas ou poderão ser alteradas na próxima turma.