Apresentação: A integração da educação em saúde na unidade básica de saúde (UBS) potencializa a capacidade de oferecer um cuidado de saúde integral, humanizado e efetivo. Utilizando ferramentas educacionais que capturam o interesse para tópicos de saúde relevantes, a educação em saúde visa reforçar a confiança entre a equipe de saúde e a comunidade para promover saúde, prevenir ou detectar precocemente doenças e agravos. E a partir do contato com a comunidade, a relação dialógica fortalece a saúde, mas para isso ser alcançado, a abordagem ativa na educação em saúde mostra-se ser o método mais efetivo. O objetivo deste relato de experiência é mostrar como as práticas educacionais fundamentadas em abordagens ativas podem promover a educação em saúde em uma UBS. Desenvolvimento do trabalho: Nesse sentido, enquanto aluna do segundo semestre de medicina, relato as experiências de educação em saúde realizada em uma UBS no município de Manaus e em uma escola municipal pertencente ao território de atuação da mesma UBS. As ações ocorreram por meio da gamificação, sendo esse um dos principais métodos de ensino da abordagem ativa, através de jogos com balões sobre “mitos e verdades”, confecção e distribuição de panfletos e também rodas de conversas com as temáticas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais, Março Lilás (conscientização e combate ao câncer de colo de útero) e medidas de prevenção da COVID-19. Resultados: A participação ativa dos indivíduos envolvidos mostrou um aumento perceptível na conscientização acerca da importância de medidas preventivas em saúde. Destaca-se a necessidade de manter ações de educação em saúde contínuas, especialmente porque elas incluem medidas preventivas que são custo-eficazes em comparação com o tratamento de doenças. Este tipo de abordagem requer que os profissionais de saúde invistam tempo, motivação e criatividade, já que tende a ser mais envolvente do que outras estratégias educacionais tradicionais. Considerações finais: As atividades de educação em saúde combinadas à métodos de ensino ágeis e inovadores, não apenas promovem práticas interdisciplinares, mas também estimulam um alto nível de engajamento e participação da comunidade, facilitando a interação desejada e maior chance de efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas abordagens educacionais ativas emergem como estratégias interessantes em contextos de atenção à saúde.