Introdução: No cenário educacional contemporâneo, a busca por diferentes métodos no processo de ensino e aprendizagem é fundamental para preparar os alunos para os desafios do século XX1. Este relato tem por objetivo compartilhar a experiência envolvendo uma metodologia que utilizou jogos didáticos no ensino da saúde coletiva na graduação e odontologia. Metodologia: A partir da identificação da necessidade de uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de temáticas relacionadas ao ensino da saúde coletiva no curso de odontologia, buscou-se integrar o conhecimento teórico ao dinamismo propiciado pelos jogos educacionais para avaliar o conhecimento construído pela turma na disciplina, substituindo a avaliação teórica tradicional. Os alunos foram orientados a elaborar jogos que abordassem os conteúdos ministrados em aula, devendo ser factíveis para aplicação na população. Para isso, a turma foi dividida em grupos, coincidindo com o número de aulas teóricas ministradas e para cada grupo foi sorteado um tema que deveria ser tópico do jogo. Cada grupo, deveria elaborar o jogo em aula, explicar para a turma a lógica de aplicação e posteriormente deveriam aplicar com a população-alvo e registrar. Resultados e Discussão: Ao longo do processo, os alunos reataram desafios significativos, como a adaptação de conteúdos complexos para diferentes formatos de aprendizagem. No entanto, demonstraram superar essas barreiras e criaram um ambiente de aprendizagem colaborativo. Essa integração imersiva, facilitou o acesso a recursos educacionais diversificados. O impacto positivo dessa abordagem também se estendeu além da sala de aula, com os alunos compartilhando seus aprendizados com a comunidade através da aplicação dos jogos, a fim de conectar-se cada vez mais com a realidade social. Conclusão: A integração da educação através de metodologias ativas com a temática da saúde oferece oportunidades vastas e promissoras para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Ao se adotar estratégias diversificadas de avaliação do conteúdo, espera-se inspirar uma nova geração de profissionais de saúde que desenvolvam as competências necessárias para análise e resolução de problemas, críticos e comprometidos com a promoção da saúde e do bem-estar. Essa jornada contínua de exploração e descoberta representa não apenas uma evolução na educação, mas também um investimento no futuro da saúde e da sociedade como um todo.