PE DIABETICO : AVALIACAO DO ENFERMEIRO COM METODO CLINICO CENTRADO NA PESSOA

  • Author
  • Sunny Lady Neves Santos
  • Co-authors
  • Francislaine Maralin Henrique , Renato vidal de Oliveira , Jacira Nascimento Santos , Daniele Dias Louzada , Lais M. Fontoura , JULIANY MOTA DOS SANTOS , Sandra Regina da Silva Vita
  • Abstract
  • O presente estudo se trata de um relato de experiência de caráter descritivo sobre a vivência no atendimento contextualizado no plano de ensino do Instituto de Ensino Pesquisa e Inovação (ICEPI), através do acompanhamento do docente de enfermagem aos discentes “enfermeiros” atuando na (APS) Atenção Básica à Saúde. Em uma roda de conversa foi identificado a fragilidade com o déficit de conhecimento dos enfermeiros na avaliação do pé diabético, e a troca de saberes entre os participantes aguçou a proposta na execução da educação permanente favorecendo a temática na (APS) de modo a desenvolver as atividades descrevendo as etapas realizadas, com planejamento, acompanhamento e foco no bem estar e assistência da população local.  

    O objetivo é relatar a experiência frente ao trabalho com pacientes, desenvolvido com metodologia participativa e estimular a prática de atendimento com qualidade na avaliação do pé diabético. 

    Desenvolvimento: A experiência exitosa foi realizada em um município do ES com a participação de seis discentes da enfermagem e a atividade desenvolvida teve como ponto norteador a avaliação do pé diabético utilizando o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), o qual promove uma avaliação estreitando a relação de confiança entre o paciente e profissional. Os enfermeiros envolvidos neste processo conseguiram reunir as ferramentas necessárias para a aplicação da avaliação, seguindo todas as etapas necessárias, sendo explicado aos clientes a importância do método com seus benefícios, elaborando um plano de cuidados personalizado. Houve necessidade de realizar um diagnóstico amplo do paciente, considerando o conhecimento, os sentimentos e pensamentos do mesmo para a criação de um plano de cuidado para a saúde. Buscando assim, resultados significativos e funcionais em conformidade com as necessidades do indivíduo. Conclui-se que os resultados esperados foram o desenvolvimento e o fortalecimento de habilidades com o uso correto das ferramentas de avaliação e exames dos pés. Fato que propiciou o aprimoramento da avaliação do Pé diabético pelo profissional enfermeiro, o aumento do vínculo do cliente com a equipe local, a melhora na adesão ao tratamento proposto e a prevenção de lesões nos pés evitando possíveis amputações. Assim, o Método Clínico Centrado na Pessoa se mostra como estratégia de abordagem fundamental para a prática da enfermagem.

     

    Considerações finais: Ao colocar o paciente no centro do processo de cuidado, a equipe pode fornecer um atendimento eficaz e personalizado, com melhores resultados de saúde para os pacientes possibilitando um sistema de saúde mais eficiente e efetivo reduzindo assim, complicações com gastos em internações e sequelas.

  • Keywords
  • Enfermagem, pé diabético, educação permanente e promoção em saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back