Atividade de Educação em Saúde: “Lixo: quem cuida se cuida” - relato de experiência discente de uma ação extensionista

  • Author
  • YNGREED LÍBERO DE SOUZA
  • Co-authors
  • ARIADNE DO NASCIMENTO CONCEIÇÃO , Maraiza Alves de Oliveira
  • Abstract
  • A Educação em Saúde busca desenvolver o senso de responsabilidade dos indivíduos acerca de suas próprias condições de saúde e da comunidade em que vivem. Nesse sentido, é essencial que as atividades educativas sejam aplicadas de forma articulada com a realidade de cada recorte populacional, isto devido à influência dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) no êxito dessas atividades. Sob essa perspectiva, o presente trabalho visa descrever a experiência de participação discente no desenvolvimento da atividade extensionista de Educação em Saúde intitulada “Lixo: quem cuida se cuida”.

    Inicialmente, houve o mapeamento do território, identificando os DSS ali presentes. Depois, dinâmicas em grupo foram realizadas, possibilitando a criação de vínculos com a comunidade. Assim, foi possível notar a necessária intervenção sobre uma das problemáticas de maior evidência: o descarte inapropriado e queima de lixo. Uma roda de conversa sobre o tema foi organizada. Cartazes informativos foram utilizados, mostrando os prejuízos à saúde que o descarte inapropriado de lixo pode ocasionar. Os discentes envolvidos assumiram um perfil de mediadores, de modo que os próprios moradores ressaltaram os problemas que enfrentavam por conta da poluição do solo, ar e até mesmo da água que consumiam. Ressalta-se que até mesmo as crianças estiveram envolvidas nas ações desenvolvidas, sendo utilizada com estas uma abordagem mais dinâmica. Após o debate, foi organizado um mutirão, motivado pela comunidade, para realizar uma limpeza do local, com materiais levados pelos extensionistas e algumas ferramentas reunidas pelos moradores.

    A atividade extensionista oportunizou uma troca de conhecimento entre os envolvidos. Isto, pois, ao passo que a figura discente assumiu um papel mediador pôde, ainda, colocar-se na posição de aprendiz ao ouvir os relatos dos indivíduos sobre como era a experiência de vida anterior ao cenário de lixo exacerbadamente mal descartado na região. Ainda, foi possível experienciar, destacadamente, o processo de entendimento da população sobre o impacto das condutas tomadas com o lixo produzido e a participação social para colocar em prática uma ação resolutiva. Dessa forma, foi notória a importância dessa ação de extensão de promoção da Educação em Saúde a partir da problemática do lixo na comunidade, pois serviu como uma importante ferramenta para corroborar o repensar dos indivíduos sobre suas atitudes e condições de vida. Assim, foi possível conferir autonomia para a transformação da realidade ali presente e, portanto, uma melhoria significativa em toda a ambiência.

  • Keywords
  • Educação em Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Participação Social
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back