LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO HOSPITALAR

  • Author
  • Kyoma Félix de Miranda
  • Co-authors
  • Gislane Costa de Oliveira Brito
  • Abstract
  •  

    Através de questionamentos sobre a motivação e a liderança exercida pelo enfermeiro em relação à equipe de enfermagem, entendendo que o trabalho em conjunto propicia melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e, de modo consequente, reflete na melhora da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente se deu a seguinte questão: Qual a importância do enfermeiro como líder e sua influência na motivação de uma equipe?

    O objetivo é entender o papel do enfermeiro como líder de sua equipe e identificar a importância da relação entre liderança e motivação a fim de alcançar melhores resultados.

    Trata-se de uma revisão de literatura, para se obter os dados utilizou-se as bases de dados LILACS e SCIELO onde buscamos artigos em português entre os anos de 2015 e 2024 onde abordam a temática. Utilizamos as palavras chaves “motivação”, “liderança” e “enfermagem” onde encontramos 32 artigos, dentre eles foram selecionados 16 artigos que contemplavam o tema proposto, descartando os demais por não ser publicados no período proposto.

    Motivação e liderança são características importantes para um líder, mais que coordenar tarefas, tem a função de guiar seus liderados e ser capaz de orientar, incentivar, garantir a produtividade da equipe, ter empatia, boa comunicação e posicionamento.

    Motivação é um composto de movimentações que se evidenciam de várias formas instigando o indivíduo em suas atitudes. Ou seja, cada pessoa tem suas próprias motivações.

    A liderança é o modo que se conduz um grupo de pessoas. O líder deve estar apto a orientar sua equipe diante das dificuldades, delegar funções, incentivar e cobrar. O comportamento de um líder influência diretamente nos resultados.

    O enfermeiro é um líder necessário, deve trabalhar suas potencialidades aprimorando as habilidades necessárias relativas à liderança, especialmente, no desempenhar do processo de comunicação.

    Estudos apontam a desqualificação do enfermeiro para gerenciar, sendo a liderança a principal competência a ser desenvolvida, tal desqualificação pode estar relacionada a alguma falha na formação, e se faz necessário a busca por desenvolvimento profissional e pessoal, direcionado a liderança.

    As organizações de saúde tem papel importante na qualificação desses profissionais através do aperfeiçoamento das habilidades.

    Através do presente estudo foi possível perceber o quão importante é mais publicações de estudos discutindo a temática.

    Notar o valor da presença do  líder frente a equipe de enfermagem garantindo assistência de enfermagem de qualidade e segura, direcionar os processos de trabalho da equipe e gerenciamento dos recursos necessários para a realização do cuidado.

    Nota-se também que no mercado de trabalho encontramos  profissionais que ainda precisam desenvolver habilidades como liderança, e que a falta de desenvolvimento dessas habilidades trata-se de uma falha na formação e/ou trajetória profissional mas que pode ser desenvolvida e que o sistema de saúde também pode incentivá-lo neste desenvolvimento.

    O enfermeiro possui influência na motivação de sua equipe, notável através da criação de um vínculo empático, promoção de um clima de confiança, facilitando as relações e a comunicação.

     

  • Keywords
  • liderança, motivação, enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back