O uso de metodologias ativas e tecnologias digitais como inovação de ensino

  • Author
  • Ellen Rebeca Pereira Silva
  • Co-authors
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva , Cristiano Oliveira de Souza , Julia Carvalho Gomes Ferreira , Thalia Nepomuceno Santos Santiago
  • Abstract
  • O processo educacional envolve ensinar e aprender, sendo um processo coletivo, para atingir este objetivo é necessário utilizar estratégias didáticas. O acúmulo de conhecimento e cada vez mais a aplicação de tecnologias faz com que seja necessária a busca por metodologias que proporcionem não só o conhecimento teórico ou técnico, mas a conformidade para um conhecimento especializado envolvendo a prática e o conhecimento científico. Objetivo: Descrever a representação das metodologias ativas e uso de tecnologias digitais como estratégias de ensino nos cursos  técnico em Enfermagem. Metodologia: Estudo reflexivo a partir de achados durante a realização do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, consoante bases teóricas adquiridas por meio das bases de dados Scielo, Portal CAPES e Google acadêmico em março de 2024. Resultados: Foi identificado que existem diversos métodos e técnicas de ensino e aprendizagem usadas por docentes enfermeiras(os), através de metodologias como a tradicional,  montessoriana, construtivista e a ativa. Para este estudo foi considerada a metodologia ativa em consonância com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), representadas por um conjunto total de tecnologias, incluindo softwares e hardwares, cujo objetivo é proporcionar o acesso à automação da informação e comunicação. A metodologia ativa desconstrói a imagem do aluno como passivo e do professor como o centro da sabedoria, este passa a ser o mediador/ativador da problematização e reflexão do trabalho em equipe. No contexto da Educação Profissional Técnica (EPT), as metodologias ativas  se relacionam com a formação  de práticas docentes inovadoras, podendo ser mediadas  por  tecnologia, uma vez que a internet e recursos multimídia auxiliam no compartilhamento de conhecimento. Trata-se de um processo de educação permanente, uma vez que as metodologias não são prioritariamente abordadas durante a graduação, logo é competência docente realizar atualizações e qualificações para aprimorar as práticas de ensino. Entretanto, ainda há profissionais que desconhecem estas estratégias. Considerações Finais: Essas metodologias, aliadas às TICs, promovem uma abordagem de ensino que valoriza a participação ativa dos alunos e o papel do professor como facilitador do conhecimento. Além disso, ressalta-se a necessidade de uma formação docente que integre saberes específicos da área com saberes pedagógicos, a fim de garantir a qualidade do ensino. A utilização de tecnologias educacionais, como plataformas virtuais e recursos multimídia, amplia as possibilidades de aprendizagem, permitindo a reconfiguração da prática pedagógica e a coautoria entre professores e alunos. A adoção de metodologias ativas mediadas por tecnologias contribui para uma educação mais dinâmica, contextualizada e inclusiva, que ultrapassam as fronteiras físicas e temporais da sala de aula, formando profissionais mais inteirados e capacitados, não focando apenas na técnica, como ocorre em muitos cursos de EPTs. Afinal, as metodologias ativas ligadas às TICs como inovação de ensino tem o potencial de transformar a forma como a educação em saúde e enfermagem é realizada, promovendo uma abordagem mais dinâmica, participativa para o desenvolvimento de habilidades práticas e científicas . Logo, beneficia tanto os estudantes, quanto os profissionais e, por extensão, a qualidade dos cuidados de saúde prestados à comunidade.

  • Keywords
  • Educação em Enfermagem, Metodologia, Tecnologia e Inovação em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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