Da Invisibilidade ao Protagonismo

  • Author
  • ANA PAULA DA SILVA ESTEVÃO
  • Co-authors
  • MARTA DA SILVA RIBEIRO , ANDRIS CARDOSO TIBÚRCIO , MARCÉLIA ALVES DE SOUZA MARTINS
  • Abstract
  •  

    Diante dos desafios contemporâneos, a atividade física surge como uma poderosa ferramenta na promoção da saúde mental. Sua constante associação com a melhoria do humor, a redução do estresse e ansiedade, o aumento da autoestima e a qualidade do sono ressalta sua importância na promoção do cuidado.

    Promover a interação entre usuários de saúde mental e a atividade física, não apenas proporciona benefícios físicos e psicológicos, mas também combate a invisibilidade enfrentada dentro dos espaços institucionais.

    Ao demonstrar que a atividade física contribui para a saúde física, mental e social de forma integral, ela desempenha um papel crucial na redução dos estigmas e agravos relacionados ao sofrimento psíquico, promovendo uma abordagem mais inclusiva e compassiva.

    Ao participar de atividades físicas em grupo ou individuais, os usuários de saúde mental têm a oportunidade de se envolver em interações sociais positivas, construir relacionamentos significativos e sentir-se parte da comunidade. Isso pode ajudar a quebrar o isolamento social e promover um senso de pertencimento e aceitação.

    Para além, a atividade física tem sido consistentemente associada à melhoria do humor, redução do estresse e ansiedade, aumento da autoestima.

    Ao experimentar esses benefícios, os participantes desafiam estigmas negativos sobre pessoas com transtornos mentais e mostram que são capazes de protagonizar suas histórias de vida.

    O trabalho foi pensado como estratégia para acolher os usuários de saúde mental encaminhados do Centro de Atenção Psicossocial Lima Barreto para a Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa para acompanhamento de saúde e cuidado longitudinal.

    Como resultado do trabalho iniciado com os usuários de saúde mental no Programa Academia Carioca considerou-se que houve melhora na integração entre os participantes, aumento na adesão ao tratamento e diminuição no uso da medicalização.

    Os usuários de saúde mental estão participando regularmente das atividades do Programa Academia Carioca.  Esses resultados   representam uma adesão significativa às atividades oferecidas pela unidade, demonstrando protagonismo e engajamento dos usuários com as oportunidades de exercício físico e participação em diversas atividades sociais no território.

     

  • Keywords
  • Saúde Mental, Protagonismo, Atividade Fisica,
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back