Mediação pedagógica: Potencialidades e desafios para a sua efetivação

  • Author
  • Priscilla Araújo dos Santos
  • Co-authors
  • Egle Nataly de Oliveira Souza , Erica Andrade Ferreira , Erica Juviniana Batista Soares , Janaína Reis Abreu , Maria das Graças dos Santos Souza
  • Abstract
  • Mudanças significativas vêm acontecendo no cenário da educação em relação ao processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito ao papel do docente, sobretudo ao que se espera em relação ao papel do discente nesse processo. A prática pedagógica do docente mediador, se constitui hoje, um elemento fundamental dentro de espaços de produção, construção e reconstrução dos saberes. O docente mediador, se constitui como um facilitador, motivador do processo de aprendizagem e dessa forma, estimula o discente a se apropriar das suas experiências, como parte do processo de construção do saber, tornando-se protagonistas na construção do conhecimento. Esse estudo, trata-se de um relato de experiência, uma narrativa cientifica, com uma dimensão individual singular, na busca pelo entendimento do meu lugar de fala e de atuação dentro do contexto de construção e apropriação de saberes, cujo objetivo é descrever a experiência vivenciada por um docente mediador em uma turma de Especialização. O cenário de estudo para esse relato de experiência, é uma sala de aula, dentro do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, no município baiano de Ilhéus. A experiência vivenciada com a turma de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, da Escola de Saúde Pública da Bahia Prof. Jorge Novis ( ESPBA), em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família- FESF SUS, vem demonstrando na prática, a importância da mediação, não apenas em relação ao processo formativo dos discentes no que tange ao conhecimento técnico, mas também na formação de profissionais com senso crítico, proativos, além da construção de uma relação linear, que valoriza a troca de conhecimentos e saberes. Essa experiência ainda permitiu experimentar diferentes dimensões desse processo, enriquecendo assim, nossas práxis. Nesse contexto, ressalta-se o papel do mediador, com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem no estímulo às práticas de aprendizado pautadas na autonomia e subjetividade dos sujeitos, fazendo-os acreditar que podem atingir os seus objetivos com autonomia, segurança e competência. Ressalta-se que o processo de mediação pedagógica não se trata apenas de acompanhar os discentes em sala de aula, na busca pelo aprimoramento de competências técnicas, mas de se colocar como um incentivador e facilitador do processo de aprendizagem, no estímulo à proatividade, e senso e equipe, entendendo a sala de aula como um ambiente social e de produção de saberes. Diante disso, torna-se evidente a importância do papel do docente mediador no contexto do processo ensino-aprendizagem, como uma ferramenta de interação e apoio aos discentes.

     

  • Keywords
  • Palavras chaves: Mediação; Potencialidades; Desafios; Aprendizagem; Facilitador.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back